Domingo 23 de Setembro de 2018

Academia de Letras da Região de Picos - ALERP: "Guardiã da Cultura da Paz"

CADEIRA 01

Postado por: Josselmo Batista Neres em 12/07/2018 as 03:09:36
CADEIRA 01

CADEIRA Nº 01

Patrono: Severo Maria Eulálio

Primeira ocupante: Rosa de Lima Araújo Luz (Posse: 22/10/89)

Ocupante atual: Josselmo Batista Neres (Posse: 19/05/18)

Josselmo Batista Neres nasceu em São Miguel do Fidalgo (na época, povoado do município de São José do Peixe - PI). Filho de Raimundo Neres Neto e de Maria do Socorro Batista Neres. Reside em Picos desde março de 2002, é dovorciado, e do relacionamento dissolvido, tem uma filha, Letícia Marqeus Batista.

É bancário do Banco do Brasil, graduado em Licenciatura Plena em Letras e Bacharelado em Administração de Empresas, ambos pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, Campus de Picos. Acadêmico do curso de Direiro, no Instituto de Educação Superior Raimundo Sá - IESRSA (Faculdade R.SÁ). Possui especialização em Gestão Pública pela Faculdade Integral de Jacarepaguá - FIJRJ e em Administração Pública Municipal, pela Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Josselmo Batista Neres possui as seguintes obras:

A Arte de Transmitir a Mensagem, livro de poemas publicado em dezembro de 2012, prefaciado pelo professor e escritor membro da Academia de Letras da Região de Picos - ALERP, Francisco de Assis Sousa, e apresentação escrita pelo professor de Linguística da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Luiz Egito de Sousa Barros;

Liberdade Clandestina, livro de crônicas publicado em setembro de 2015, dentro da programação do Salão do Livro do Vale do Guaribas - SALIVAG, prefaciado pelo escritor membro da Academia de Letras do Piauí - APL, José Ribamar Garcia e,

Secreta Razão, também um livro de crônicas, lançado em dezembro de 2017, no auditório da ALERP, e prefaciado pelo escritor Eneas Barros.

Além dos três livros supracitados o autor também faz particiapação em dois livros: Antologia Poética - Sarau Brasil (2017), com o poema "Pensamentos dela" e Antologia Poética - Poesia Livre (2018), com o poema "A voz do coração", ambos lançados pelo Editora Vivara.

Nos anos de 2002 e 2003 foi coloborador, escrevendo poemas, para o jornal "FATOS - O INFORMATIVO QUE TRAZ A REALIDADE ATÉ VOCÊ", editado pelo Diretório Acadêmico da Universidade Federal do Piauí - UFPI e, atualmente colobora como cronista no Jornal Diário do Povo do Piauí, com sede em Teresina, desde 2013 e, ainda mantém um blog na internet com publicações de poemas, crônicas e artigos.

Josselmo Batista Neres foi eleito para ocupar a Cadeira de nº 01 na Academia de Letras da Região de Picos - ALERP, no dia 06 de abril de 2018 e, a posse ocorreu no dia 19 de maio do mesmo ano, às 19h, no auditório, “Desembargador Edivaldo Pereira de Moura” sede da ALERP, localizado na Praça João de Deus Filho, 255 – Centro, em Picos – PI.

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CADEIRA Nº  01

Primeira ocupante: Rosa de Lima Araújo Luz

            Depois do dia de reis nasceu Rosa de Lima Araújo Luz, dia 07 de janeiro de 1947,  na localidade Baixio de Ipueiras. Filha de Joaquim Martinho da Luz e Vicença Araújo Luz.

Começou a estudar na sua própria casa, sendo alfabetizada por seu irmão mais velho, Jonas de Araújo Luz, ex - frade e atualmente escritor. Cursou o primário no Instituto Monsenhor Hipólito, fez o curso ginasial no Ginásio Picoense e no Ginásio Estadual "Marcos Parente" e o curso secundário (Pedagógico) no Internato Santa Teresa de Jesus no Crato, Ceará de 1965 a 1967.

Em 1977, iniciou o curso de Licenciatura curta em Letras pelo UFPI, na capital do Estado, Teresina, vindo a concluí-lo no ano de 1979.

No decorrer na sua vida estudantil e profissional, sempre buscou ampliar seus conhecimentos, deixando a ociosidade de lado e preenchendo seu tempo com curso e seminários, oportunidade em que fez vários cursos preparatórios de corte e costura, bordado, crochê, culinária, educação física, educação musical, técnicas de ensino, entre outros. Também participou de treinamentos, seminários e encontros para discutir a educação, eventos promovidos pelo Sindicato dos Professores, na época Associação e pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí.

Profissionalmente, Rosa Luz, foi professora de 1º grau (primário) na Unidade Escolar Petrônio Portela (1968-1974); professora particular de Admissão (1970-1974); professora do 1º grau (primário) no Instituto Monsenhor Hipólito (1968-1974); professora de Português e Educação Artística no 1º grau (ginásio) na U.E. "Marcos Parente" de Picos de 1973 a 1979; professora de Português no esquema 3 da U.E. "Marcos Parente" de Picos de 1973 a 1979; professora de Português no 1º grau (ginásio) na U.E. "Vidal de Freitas" de Picos, nos anos letivos de 1975 a 1985; professora de Literatura Brasileira no Curso de Contabilidade na U.E. "Marcos Parente", nos anos letivos de 1980 a 1982.

 Também foi professora de Português e Literatura Brasileira no Curso Cientifico na U.E. "Vidal de Freitas" de Picos de 1983 a 1985. Ainda exerceu os cargos de Coordenadora de Comunicação e Expressão e Diretora na Escola Técnica Estadual "Petrônio Portela" - PREMEN no período de 1986/88 e 1989/91, respectivamente. De março a junho de 1982 foi professora de Português no Ginásio Escolar e no Curso de Contabilidade, as únicas escolas de Alto Paraguai - MT. Como diretora do PREMEN, em setembro de 1989 coordenou o I Ciclo de palestras sobre a prevenção de drogas, que teve grande repercussão na época em todo o município e em várias outras cidades.

Em 1995, conseguiu uma façanha, foi eleita por unanimidade para ser a 1ª mulher a comandar um time de futebol profissional no Piauí, a Sociedade Esportiva de Picos - SEP, oportunidade em que elevou o esporte picoense e conseguiu a admiração dos desportistas, cronistas esportivos e das autoridades piauienses, pela forma como conduzia a equipe, pelo respeito dos jogadores e de toda equipe técnica. Sua gestão foi um marco na história da SEP.

Rosa Luz sempre esteve ligada com a sociedade picoense através de seus feitos e atuações na Associação de Professores do Estado do Piauí (APEP); no Centro de Estudos e Recreação do Magistério e na Associação Recreativa dos Professores (ARPEP).

A professora Rosa Luz foi mais além, sendo sócio-fundadora do Clube Cultural "Fontes Ibiapina", presidiu a entidade por duas gestões, sendo a primeira por aclamação e a segunda por eleição, sempre se dedicando à causa da cultura. Pela afinidade com a classe estudantil, aproximando aluno-direção, foi eleita professora orientadora do Grêmio Estudantil Severo Eulálio com sede na Escola Técnica Estadual Petrônio Portela - 1988.

Em 22 de outubro de 1989, foi sócio-fundadora da ALERP - Academia de Letras da Região de Picos, sendo a sua primeira presidente e a única mulher até hoje, eleita por aclamação, titular da cadeira nº 01 cujo patrono é o picoense Severo Maria Eulálio. Rosa Luz, através do Cube Cultural Fontes Ibiapina, foi responsável pela realização do encontro cultural que culminou com a criação da Academia de Letras da Região de Picos.

Ao longo da sua trajetória na educação e nas entidades que atuou, despertou a atenção das autoridades e recebeu como reconhecimento ao seu trabalho as homenagens prestadas pro vários segmentos da sociedade: Rosa foi agraciada com os Títulos de Amigo do 3º. BEC - Batalhão de Engenharia de Construção, Mulher Destaque 1989, Diploma como membro efetivo do Comitê Sesquicentenário "Castro Alves" de Taguatinga - DF, por seus serviços prestados junta à comunidade de Picos -PI e ainda recebeu as medalhas de Honra ao Mérito da Polícia Militar do Piauí, quando da passagem dos 155 anos da PM/PI e a Medalha de Honra ao Mérito do Armazém Paraíba, em 1996. Rosa Luz, para quem não sabe, já foi garota propaganda do Armazém Paraíba no rádio e na TV.

Atualmente, a professora Rosa Luz, encontra-se aposentada, dedicando-se às letras, fazendo pesquisas sobre a família Araújo Luz e sobre o seu patrono Severo Maria Eulálio, para no futuro bem próximo publicar o resultado dessas pesquisas. 

 

 


 

 

CADEIRA Nº 01 - Posse de Josselmo Batista Neres - EM 19/05/2018

 

 

          

 

 

 

 

Voltar ao TOPO ou INICIAL

© - Todos os direitos reservados a alerp.com.br