Sexta-feira 28 de Julho de 2017

Dia 04 de março de 2017 às 19:30 posse do neo acadêmico poeta e professor, Francisco de Assis Sousa

CADEIRA 01

Postado por: Vilebaldo Nogueira Rocha em 26/02/2014 as 21:18:42
CADEIRA 01

 

 

 

 

 

 

CADEIRA Nº  01

Patrono: Severo Maria Eulálio

Ocupante atual: Rosa de Lima Araújo Luz

 

 

            Depois do dia de reis nasceu Rosa de Lima Araújo Luz, dia 07 de janeiro de 1947,  na localidade Baixio de Ipueiras. Filha de Joaquim Martinho da Luz e Vicença Araújo Luz.

Começou a estudar na sua própria casa, sendo alfabetizada por seu irmão mais velho, Jonas de Araújo Luz, ex - frade e atualmente escritor. Cursou o primário no Instituto Monsenhor Hipólito, fez o curso ginasial no Ginásio Picoense e no Ginásio Estadual "Marcos Parente" e o curso secundário (Pedagógico) no Internato Santa Teresa de Jesus no Crato, Ceará de 1965 a 1967.

Em 1977, iniciou o curso de Licenciatura curta em Letras pelo UFPI, na capital do Estado, Teresina, vindo a concluí-lo no ano de 1979.

No decorrer na sua vida estudantil e profissional, sempre buscou ampliar seus conhecimentos, deixando a ociosidade de lado e preenchendo seu tempo com curso e seminários, oportunidade em que fez vários cursos preparatórios de corte e costura, bordado, crochê, culinária, educação física, educação musical, técnicas de ensino, entre outros. Também participou de treinamentos, seminários e encontros para discutir a educação, eventos promovidos pelo Sindicato dos Professores, na época Associação e pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí.

Profissionalmente, Rosa Luz, foi professora de 1º grau (primário) na Unidade Escolar Petrônio Portela (1968-1974); professora particular de Admissão (1970-1974); professora do 1º grau (primário) no Instituto Monsenhor Hipólito (1968-1974); professora de Português e Educação Artística no 1º grau (ginásio) na U.E. "Marcos Parente" de Picos de 1973 a 1979; professora de Português no esquema 3 da U.E. "Marcos Parente" de Picos de 1973 a 1979; professora de Português no 1º grau (ginásio) na U.E. "Vidal de Freitas" de Picos, nos anos letivos de 1975 a 1985; professora de Literatura Brasileira no Curso de Contabilidade na U.E. "Marcos Parente", nos anos letivos de 1980 a 1982.

 Também foi professora de Português e Literatura Brasileira no Curso Cientifico na U.E. "Vidal de Freitas" de Picos de 1983 a 1985. Ainda exerceu os cargos de Coordenadora de Comunicação e Expressão e Diretora na Escola Técnica Estadual "Petrônio Portela" - PREMEN no período de 1986/88 e 1989/91, respectivamente. De março a junho de 1982 foi professora de Português no Ginásio Escolar e no Curso de Contabilidade, as únicas escolas de Alto Paraguai - MT. Como diretora do PREMEN, em setembro de 1989 coordenou o I Ciclo de palestras sobre a prevenção de drogas, que teve grande repercussão na época em todo o município e em várias outras cidades.

Em 1995, conseguiu uma façanha, foi eleita por unanimidade para ser a 1ª mulher a comandar um time de futebol profissional no Piauí, a Sociedade Esportiva de Picos - SEP, oportunidade em que elevou o esporte picoense e conseguiu a admiração dos desportistas, cronistas esportivos e das autoridades piauienses, pela forma como conduzia a equipe, pelo respeito dos jogadores e de toda equipe técnica. Sua gestão foi um marco na história da SEP.

Rosa Luz sempre esteve ligada com a sociedade picoense através de seus feitos e atuações na Associação de Professores do Estado do Piauí (APEP); no Centro de Estudos e Recreação do Magistério e na Associação Recreativa dos Professores (ARPEP).

A professora Rosa Luz foi mais além, sendo sócio-fundadora do Clube Cultural "Fontes Ibiapina", presidiu a entidade por duas gestões, sendo a primeira por aclamação e a segunda por eleição, sempre se dedicando à causa da cultura. Pela afinidade com a classe estudantil, aproximando aluno-direção, foi eleita professora orientadora do Grêmio Estudantil Severo Eulálio com sede na Escola Técnica Estadual Petrônio Portela - 1988.

Em 22 de outubro de 1989, foi sócio-fundadora da ALERP - Academia de Letras da Região de Picos, sendo a sua primeira presidente e a única mulher até hoje, eleita por aclamação, titular da cadeira nº 01 cujo patrono é o picoense Severo Maria Eulálio. Rosa Luz, através do Cube Cultural Fontes Ibiapina, foi responsável pela realização do encontro cultural que culminou com a criação da Academia de Letras da Região de Picos.

Ao longo da sua trajetória na educação e nas entidades que atuou, despertou a atenção das autoridades e recebeu como reconhecimento ao seu trabalho as homenagens prestadas pro vários segmentos da sociedade: Rosa foi agraciada com os Títulos de Amigo do 3º. BEC - Batalhão de Engenharia de Construção, Mulher Destaque 1989, Diploma como membro efetivo do Comitê Sesquicentenário "Castro Alves" de Taguatinga - DF, por seus serviços prestados junta à comunidade de Picos -PI e ainda recebeu as medalhas de Honra ao Mérito da Polícia Militar do Piauí, quando da passagem dos 155 anos da PM/PI e a Medalha de Honra ao Mérito do Armazém Paraíba, em 1996. Rosa Luz, para quem não sabe, já foi garota propaganda do Armazém Paraíba no rádio e na TV.

Atualmente, a professora Rosa Luz, encontra-se aposentada, dedicando-se às letras, fazendo pesquisas sobre a família Araújo Luz e sobre o seu patrono Severo Maria Eulálio, para no futuro bem próximo publicar o resultado dessas pesquisas. 

 


 

 

 

          

 

 

 

 

 

Voltar ao TOPO ou INICIAL

parceiros da ALERPwww.jornaldepicos.com.br
www.leiturartes.com.brwww.leiturartes.com.br
www.jornalista292.com.brwww.jornalista292.com.br
www.folhaatual.com.brwww.folhaatual.com.br
www.aroeirasnews.com.brAroeirasNews.com.br
parceiros da ALERPwww.portalfcs.com.br
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
www.academiadeletraspicos.com.brFale com o presidente
painel administrativoLogar no painel administrativo
leiturartes.com.brSite desenvolvido por Nonato Fontes
contato@leiturartes.com.br

© - Todos os direitos reservados a www.academiadeletraspicos.com.br