Segunda-feira 25 de Setembro de 2017

Dia 04 de março de 2017 às 19:30 posse do neo acadêmico poeta e professor, Francisco de Assis Sousa

Mundica Fontes fará exposição no Rotary Club de Picos

Postado por: J. Maria em 06/05/2014 as 09:29:28
Mundica Fontes fará exposição no Rotary Club de Picos
O Grupo Olhar Produções promove no próximo dia 17 de maio, às 19h30, no Rotary Club de Picos, a Exposição Alegorias Plásticas de Mundica Fontes.
 
O tema da exposição é Vooart, com a técnica de óleo sobre tela da artista plástica Mundica Fontes, que também é professora e membro da Academia de Letras da Região de Picos (Alerp). O estilo da obra é surrealismo.
 
Perfil
 
Nascida em Lagoa Grande (município de Picos) em 25 de novembro de 1947 a filha de Antonio de Moura Ibiapina e Maria das Neves de Souza Moura, Raimunda Fontes de Moura, popularmente conhecida como Mundica Fontes iniciou sua vida escolar no Colégio Coelho Rodrigues. Deu continuidade fazendo o ginásio no Colégio Marcos Parente e o pedagógico na Escola Normal Oficial de Picos, constituindo a 1º  turma de normalistas de Picos.
           
Ingressou na Universidade Federal do Pará fazendo o curso de Licenciatura Plena em Biologia. Em Pernambuco, pela Universidade Federal (UFPB) fez os cursos de Licenciatura em Artes Plásticas e Ciências Físicas e Biológicas. Mundica pos-graduou-se em Didática pela Faculdade de Formação de Professores (FAFOPA) em Pernambuco.
           
Em suas atividades culturais fez montagens de peças teatrais, exposição de artes, foi militante de grupos de jovens como o JEC (Juventude Estudantil Cristã), MJC (Movimento Estudantil Cristão) e do MIC (Movimento de Integração Crista), foi membro do grupo Mutirão Arte e Cultura, membro fundadora do Grupo Ecológico de Picos - GECOP. Também fez parte da assessoria da Fundação Cultural Fontes Ibiapina em Teresina.
           
Participou da comemoração dos 137 anos de Teresina, contribuindo com ilustrações de poemas do caderno poético chamado (Postais da Cidade Verde) de 1989. Escreve crônica focalizando temas ecológicos e folclóricos e também fez poesias de protesto à depredação de natureza.
         
Profissionalmente, dedicou 25 anos de sua vida ao Estado, como professora de Artes e Biologia e depois passou uma temporada à disposição da Fundação Cultural Fontes Ibiapina, em Teresina. Voltou a trabalhar em colégios do estado e aposentou-se. Também participou da diretoria da APAE, na gestão do presidente Francisco de Moura Fontes (Prof. Fontes), inclusive na campanha, Pró e Construção, da nova sede da APAE como secretaria e também no Conselho Deliberativo.
         
Mundica Fontes foi chefe do gabinete da presidência da Câmara Municipal de Picos; secretária de cultura de Picos, provisoriamente em substituição ao titular da época - Ozildo Albano; assessora do SERSOM (Serviço Social Municipal de Ipiranga - PI); professora da UESPI, ministrando aulas de Biologia e Pratica de Ensino no curso de férias.
 
Mundica ocupa a cadeira de nº 09 da Academia de Letras da Região de Picos e adotou como patrono o escritor folclorista, regionalista - Fontes Ibiapina, que era seu tio.
 
Seu interesse por leitura foi despertado pelo seu tio João Nonon de Moura Fontes Ibiapina (Fontes Ibiapina) que sempre lhe presenteava com livros de José de Alencar e outros autores. No ano de1966 recebeu das mãos de seu tio um livro chamado "AREIAS", o primeiro livro literário picoense, alimentando sua intelectuidade e fazendo-a fixar raízes em sua terra.
 
Já pintou inúmeros quadros, participou de vários livros com seus poemas e ilustrações e participou de exposições de artes, coordenou vários trabalhos e continua a ornamentar a vida dos que lhe cercam e das entidades que participa.

 

 

          

 

 

 

 

 

Voltar ao TOPO ou INICIAL

parceiros da ALERPwww.jornaldepicos.com.br
www.leiturartes.com.brwww.leiturartes.com.br
www.jornalista292.com.brwww.jornalista292.com.br
www.folhaatual.com.brwww.folhaatual.com.br
www.aroeirasnews.com.brAroeirasNews.com.br
parceiros da ALERPwww.portalfcs.com.br
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
www.academiadeletraspicos.com.brFale com o presidente
painel administrativoLogar no painel administrativo
leiturartes.com.brSite desenvolvido por Nonato Fontes
contato@leiturartes.com.br

© - Todos os direitos reservados a www.academiadeletraspicos.com.br