Sábado 20 de Outubro de 2018

Academia de Letras da Região de Picos - ALERP: "Guardiã da Cultura da Paz"

João Erismá lançará livro na Festa do Caju

Postado por: Francelina Macedo em 18/08/2013 as 19:25:21
João Erismá lançará livro na Festa do Caju

O poeta e escritor João Erismá de Moura lançará o seu quarto livro intitulado "Eu, minhas crônicas, contos e ensaios literários" (Antologia). A obra já foi lançada em Francisco Santos e agora será a vez de Santo Antônio de Lisboa. O evento insere-se na programação alusiva à Festa do Caju, que já é tradição naquele município piauiense. O local escolhido será o Núcleo Municipal de Educação Vereador Francisco das Chagas Rodrigues, a partir das 20 horas, dia 6 de setembro de 2013.

O livro traz o selo da editora é Ideal - DF e trata-se de uma coletânea de crônicas, contos e ensaios literários compartilhados com resenhas de escritores, amigos e familiares que comentam cada artigo.

Segundo Erismá, "a vontade de publicar esta obra veio da necessidade de registrar vinte e cinco trabalhos escritos ao longo de alguns anos, como obras paralelas a outras já publicadas. São contos, crônicas e ensaios. Estes textos são agrupados por assunto. Alguns já foram publicados de maneira dispersa e isoladamente em outros livros, em blogs, sites e jornais, o que deixava os leitores ou interessados desprovidos de uma leitura mais completa em um único volume."

O trabalho foi agrupado em 06 (seis) grandes capítulos, cada um deles separado por assunto onde o autor distribui 25 (vinte e cinco) artigos, assim ordenados: considerações sobre suas origens e seu cotidiano (I), cidades homenageadas (II), a música em sua vida (III), contos (IV), homenagens póstumas (V) e celebrações de eventos em algumas cidades (VI).

Ainda conforme o escritor, "a diversificação da produção literária é muito grande. Não ficaram de fora dos textos alguns vultos ilustres e parte da vida do autor; a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade; modos e costumes de algumas cidades; o mundo musical do escritor; conto imaginário e estudo sobre tema empolgante de todo ser humano; as homenagens póstumas dedicadas a entes queridos, com temas para reflexão sobre o sentido da vida, nosso trajeto terreno e a saudade deixada com o sentimento de perda dos amigos e familiares; e, por último, a homenagem e a celebração de eventos significativos em algumas cidades onde residiu ou trabalhou o autor. A grande novidade da obra é a coletânea de comentários de amigos e especialistas dos textos que, com suas resenhas enriqueceram o livro. É, portanto, um livro totalmente compartilhado."

Sobre o lançamento, Erismá espera contar com a participação de amigos e familiares, com os Upeanos e Alerpianos, de quem é confrade, pois é atualmente ocupante da cadeira nº 13 daquela casa de cultura.

 

 

 

          

 

 

Seja o Primeiro a comentar esta matéria!

© - Todos os direitos reservados a alerp.com.br