Sábado 20 de Outubro de 2018

Academia de Letras da Região de Picos - ALERP: "Guardiã da Cultura da Paz"

Paisagens Poéticas - Rosa Luz e Valentin Neto

Postado por: Vilebaldo Nogueira Rocha em 31/01/2014 as 19:33:42
Paisagens Poéticas - Rosa Luz e Valentin Neto

Obra literária foi escrita em parceria com o poeta Valentim Neto, ambos imortais da Academia de Letras da Região de Picos (Alerp)

Por João Paulo  (Jornal de Picos)

25/01/2014

Em solenidade prevista para as 20h deste sábado, 25, no auditório da Associação Comercial, a professora Rosa Luz lança seu primeiro livro. A obra literária foi escrita em parceria com o poeta Valentim Neto, ambos imortais da Academia de Letras da Região de Picos (Alerp).

O livro é um misto de registros fotográficos, feito pela professora Rosa Luz, com poesias escrita por Valentin Neto para cada uma das 53 imagens que ilustram a obra. "Paisagens Poéticas" demorou cerca de três anos para ser concluído. A autora explica como surgiu a ideia de mesclar as duas artes.

"Eu já faço fotografias há muitos anos e eu cataloguei algumas para fazer um álbum fotográfico sobre o meu cotidiano, com minha mãe ainda viva. Depois eu pensei: Só um álbum com legendas? Aí eu convidei o Valentin porque as poesias dele são muito boas. Então estamos com essa nova técnica, eu com a fotografia, ele com a poesia", colocou Rosa Luz.

 

Autor de dois livros já publicados, "Horizontes da Liberdade" e "A Margem do Tempo", o poeta Valentin Neto contou que não teve tanta dificuldade para colocar em palavras os sentimentos contidos nos registros fotográficos. Ele lembrou que quem escreve está sob inspiração. Algo que segundo o mesmo, veio facilmente através do contato com as fotografias da professora Rosa Luz.

 

"Eu costumo dizer que são imagens que se misturaram com os versos e que dessa mescla, dessa mistura, surgiu à alquimia do "Paisagens Poéticas" que veio realmente a refletir as paisagens nordestinas, as paisagens familiares, as paisagens do nosso meio, que é muito importante à gente conhecer, descrever e deixar registrado em forma de arte literária", finalizou Valentin Neto.

 

 

 

 

          

 

 

Seja o Primeiro a comentar esta matéria!

© - Todos os direitos reservados a alerp.com.br