Domingo 10 de Dezembro de 2017

Dia 04 de março de 2017 às 19:30 posse do neo acadêmico poeta e professor, Francisco de Assis Sousa

CADEIRA 10

Postado por: Vilebaldo Nogueira Rocha em 26/02/2014 as 10:30:53
CADEIRA 10

Patrono: Mário Rodrigues de Deus Martins

1º Ocupante: Maria de Jesus Sousa Martins

Ocupante atual: Vilebaldo Nogueira Rocha

 

Vilebaldo Nogueira Rocha nasceu em Picos-PI. Poeta, professor e ator. Tem na família sua fortaleza: Filho de Adalberto de Araújo Rocha e Maria da Conceição Nogueira Rocha. Irmãos: Adebaldo, José Adalberto e Francisco Adalberto; irmãs: Solange, Rosa e Helenita. Do matrimônio com Rozângela de Sousa Leal Rocha nasceu Sofia Dóris da Conceição Leal Rocha. Licenciado em LETRAS pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina - FAFOPA e pós-graduado em Literatura Brasileira pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Publicou dois livros de poesias: Cacos de Vidro e O Caçador de Passarinhos, ambos prefaciados pelo professor e poeta Carlos Eugênio Rêgo e ilustrados pela artista plástica Mundica Fontes. A professora Suely Rodrigues musicou 10 poemas que culminou com o CD, Roteiro do olhar, tendo ela própria como intérprete. Ocupa a cadeira nº 10 da ALERP - Academia de Letras da Região de Picos. É membro da U.P.E - União Picoense de Escritores. Com o Projeto Bar Cultural - P.B.C, encenou várias peças de teatro: O Casório da Pafunsa,  de Fontes Ibiapina; Morte e Vida Severina,  de João Cabral de Melo Neto; O Santo Inquérito, de Dias Gomes. No cinema, interpretou o vaqueiro João das Dores, no filme Senhora dos Remédios do Diretor Flávio Guedes; interpreta o poeta popular Zé da Rima na saga Raízes do Sertão do cineasta Roberto Borges. Com o ator Nonato Fontes faz a peça Zé Carrapeta: o guia de cego, adaptada livremente do romance homônimo de Assis Brasil. Tem alguns poemas musicados por Luís Campos e Carlos Eugênio Rêgo, que brevemente ganharão asas.

 

 

Prêmios Literários:

 

1990 - Primeiro lugar no concurso de poesia - Centenário de Picos, com a poesia "Rio Guaribas" - promovido  pela ALERP - Academia de Letras da Região de Picos.

 

1994 - Primeiro lugar no concurso de poesia III - Semana Universitária - com a poesia "Homens de Cimento e Cal" - promovido pela UFPI - Campus de Picos.

 

1995 - Segundo lugar no concurso de poesia Lucídio de Freitas com  o poema"Poesia de Neon"- promovido pela APL - Academia Piauiense de Letras.

 

1997 - Primeiro lugar no concurso de poesia V - Semana Universitária - com a poesia "Cristos Crucificados". Promovido pela UFPI - Campus de Picos.

 

2012 - Participação no Concurso Nacional Novos Poetas - Antologia Rima Rara - Poema Gravidez de Desejo. Editora Vivara

 

 

 

 

          

 

 

Seja o Primeiro a comentar esta matéria!
parceiros da ALERPwww.jornaldepicos.com.br
www.leiturartes.com.brwww.leiturartes.com.br
www.jornalista292.com.brwww.jornalista292.com.br
www.folhaatual.com.brwww.folhaatual.com.br
www.aroeirasnews.com.brAroeirasNews.com.br
parceiros da ALERPwww.portalfcs.com.br
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
www.academiadeletraspicos.com.brFale com o presidente
painel administrativoLogar no painel administrativo
leiturartes.com.brSite desenvolvido por Nonato Fontes
contato@leiturartes.com.br

© - Todos os direitos reservados a www.academiadeletraspicos.com.br