Domingo 23 de Setembro de 2018

Academia de Letras da Região de Picos - ALERP: "Guardiã da Cultura da Paz"

CADEIRA 10

Postado por: Vilebaldo Nogueira Rocha em 26/02/2014 as 13:30:53
CADEIRA 10

Patrono: Mário Rodrigues de Deus Martins

1º Ocupante: Maria de Jesus Sousa Martins

Ocupante atual: Vilebaldo Nogueira Rocha

 

Vilebaldo Nogueira Rocha nasceu em Picos-PI. Poeta, professor e ator. Tem na família sua fortaleza: Filho de Adalberto de Araújo Rocha e Maria da Conceição Nogueira Rocha. Irmãos: Adebaldo, José Adalberto e Francisco Adalberto; irmãs: Solange, Rosa e Helenita. Do matrimônio com Rozângela de Sousa Leal Rocha nasceu Sofia Dóris da Conceição Leal Rocha. Licenciado em LETRAS pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina - FAFOPA e pós-graduado em Literatura Brasileira pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Publicou dois livros de poesias: Cacos de Vidro e O Caçador de Passarinhos, ambos prefaciados pelo professor e poeta Carlos Eugênio Rêgo e ilustrados pela artista plástica Mundica Fontes. A professora Suely Rodrigues musicou 10 poemas que culminou com o CD, Roteiro do olhar, tendo ela própria como intérprete. Ocupa a cadeira nº 10 da ALERP - Academia de Letras da Região de Picos. É membro da U.P.E - União Picoense de Escritores. Com o Projeto Bar Cultural - P.B.C, encenou várias peças de teatro: O Casório da Pafunsa,  de Fontes Ibiapina; Morte e Vida Severina,  de João Cabral de Melo Neto; O Santo Inquérito, de Dias Gomes. No cinema, interpretou o vaqueiro João das Dores, no filme Senhora dos Remédios do Diretor Flávio Guedes; interpreta o poeta popular Zé da Rima na saga Raízes do Sertão do cineasta Roberto Borges. Com o ator Nonato Fontes faz a peça Zé Carrapeta: o guia de cego, adaptada livremente do romance homônimo de Assis Brasil. Tem alguns poemas musicados por Luís Campos e Carlos Eugênio Rêgo, que brevemente ganharão asas.

 

 

Prêmios Literários:

 

1990 - Primeiro lugar no concurso de poesia - Centenário de Picos, com a poesia "Rio Guaribas" - promovido  pela ALERP - Academia de Letras da Região de Picos.

 

1994 - Primeiro lugar no concurso de poesia III - Semana Universitária - com a poesia "Homens de Cimento e Cal" - promovido pela UFPI - Campus de Picos.

 

1995 - Segundo lugar no concurso de poesia Lucídio de Freitas com  o poema"Poesia de Neon"- promovido pela APL - Academia Piauiense de Letras.

 

1997 - Primeiro lugar no concurso de poesia V - Semana Universitária - com a poesia "Cristos Crucificados". Promovido pela UFPI - Campus de Picos.

 

2012 - Participação no Concurso Nacional Novos Poetas - Antologia Rima Rara - Poema Gravidez de Desejo. Editora Vivara

 

 

 

 

          

 

 

Seja o Primeiro a comentar esta matéria!

© - Todos os direitos reservados a alerp.com.br