Segunda-feira 16 de Outubro de 2017

Dia 04 de março de 2017 às 19:30 posse do neo acadêmico poeta e professor, Francisco de Assis Sousa

CADEIRA 08

Postado por: Vilebaldo Nogueira Rocha em 26/02/2014 as 10:41:38
CADEIRA 08

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CADEIRA Nº  08

Patrono: Antônio Coelho Rodrigues

Ocupante atual: Edvaldo Pereira de Moura

 

 

            Edvaldo Pereira de Moura é um grande nome da advocacia regional e também a nível nacional. Atualmente reside em Teresina, exercendo o cargo de desembargador. É filho do casal José Francisco de Moura e Ana Rosa de Moura (in memorian).

            Dr. Edvaldo Moura, como é popularmente conhecido, nasceu no dia 10 de agosto de 1947 na cidade de Oeiras- Piauí. É casado com Celina Maria de Moura, deste matrimônio nasceram 5 filhos: Luciana Mara Castro Moura, William de Castro Moura, Alexandre Dumas de Castro Moura, Edvaldo Pereira de Moura Filho e Victoria Freitas de Sousa Moura.

            Possui vários cursos de nível superior como os de: Direito, pela UFP; curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, realizado pela Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro, em 1990; curso de especialização em direito público, em nível de pós-graduação, realizado em 1979, pela Universidade Federal do Ceará; curso de Atualização da Escola Superior de Guerra, realizado em Fortaleza e no Rio de Janeiro. Também possui os cursos de investigação criminal e técnica de interrogatório, curso de treinamento de instrutores de policia de repressão a entorpecentes, ambos realizados pela Academia Nacional de Policia e muitos outros.

            Dr. Edvaldo participou como convidado de vários Simpósios, Congressos, Seminários, Encontros e Ciclos de Estudos Jurídicos, em vários estados da Federação. Tem palestras proferidas em varias regiões do Brasil, entre tantas, proferiu uma palestra do Congresso, como painelista , sobre o tema "Nordestinos - O Brasil em Busca de Soluções", promovida pela Rede Globo de Televisão e realizada no centro de Convenções em Recife. Tem palestras proferidas sobre a violência (suas causas e fatores), prisão cautelar, controle de criminalidade, sobre os pressupostos da prisão preventiva, e muitas outras.

            Nestes 57 anos de vida trabalhou como delegado de carreira de classe Especial da Policia Civil do Estado do Piauí; delegado chefe da policia interestadual do Piauí; delegado chefe do 1º, 2º, 3ºe 6º distritos policiais de Teresina; professor - fundador de direito penal e processo penal da Escola de Policia Civil do Piauí; foi juiz de direito das cidades de Parnaguá, Corrente, Jerumenha, Guadalupe, Oeiras, Simplício Mendes, Itainópolis, Francisco Santos, Santa Cruz do Piauí, Picos e da 1ª vara criminal de Teresina; sócio - fundador da Academia de Letras da Região de Picos, da qual foi presidente por 12 anos. Também é sócio- fundador e secretario executivo da Academia de Letras da Magistratura  Piauiense.     

            Pelo amor que tem a advocacia, foi o responsável pela implantação do curso de direito do Campus de Picos, sendo o 1º coordenador do curso.

            Em homenagem prestada pela policia militar, por ocasião dos 162 anos de existência da entidade, Edvaldo foi agraciado através de uma placa comemorativa; também foi homenageado pela policia civil do estado do Piauí pelos serviços prestados como delegado. Em Picos foi homenageado pelos vereadores da câmara municipal de Picos, pela atuação em prol do desenvolvimento da cidade e também por ocasião do centenário da cidade. Também foi homenageado pelos cursos de Direito e Ciências Contábeis, Campus de Picos, dando seu nome à 1ª turma de formandos, entre outras homenagens, uma demonstração de como é querido e ilustre

Edvaldo Pereira pertence como membro, fundador, sócio e outras funções de varias instituições: Instituto Histórico de Oeiras, Academia de Letras da Região de Picos, Academia de Letras da Magistratura Piauiense, Associação dos Magistrados Brasileiros, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, Associação Internacional de Direito Penal e Processual Penal, Instituto Latino- Americano de Direito Penal e Processual Penal e o Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral.

Recebeu o titulo de cidadão honorário nas cidades de Paranaguá, Curimatá, Jerumenha, Dom Expedito Lopes, Picos , Bocaina, Santa Cruz do Piauí, Santana do Piauí, Paquetá do Piauí, Itainópolis, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos, Sussuapara, São João da Canabrava, Geminiano e Teresina.

Edvaldo Pereira tem artigos publicados em jornais de Teresina e revistas especializadas, com temas diversificados sobre a policia, os jogos de azar, a prostituição, a mídia e a sua influência, etc. Tem alguns trabalhos inéditos: Historia e Importância da Policia Civil, Comentários a lei 6.368/76, A Ética e a Moral, no Dever Profissional e outros.

O advogado, delegado, juiz e atual desembargador Edvaldo Pereira de Moura faz parte da ALERP desde a sua fundação, onde ocupou os cargos de vice-presidente e presidente, tendo presidido a entidade por 11 anos, oportunidade em que muito fez pela entidade, divulgando  a cultura de Picos.                  

 

 

 

 

 

          

 

 

Seja o Primeiro a comentar esta matéria!
parceiros da ALERPwww.jornaldepicos.com.br
www.leiturartes.com.brwww.leiturartes.com.br
www.jornalista292.com.brwww.jornalista292.com.br
www.folhaatual.com.brwww.folhaatual.com.br
www.aroeirasnews.com.brAroeirasNews.com.br
parceiros da ALERPwww.portalfcs.com.br
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
www.academiadeletraspicos.com.brFale com o presidente
painel administrativoLogar no painel administrativo
leiturartes.com.brSite desenvolvido por Nonato Fontes
contato@leiturartes.com.br

© - Todos os direitos reservados a www.academiadeletraspicos.com.br