Domingo 10 de Dezembro de 2017

Dia 04 de março de 2017 às 19:30 posse do neo acadêmico poeta e professor, Francisco de Assis Sousa

CADEIRA 06

Postado por: Vilebaldo Nogueira Rocha em 26/02/2014 as 10:46:40
CADEIRA 06

CADEIRA N°  06

Patrono: Alberto de Moura Monteiro

Ocupante atual: Luís Bernardes Lima

 

 

            Luís Bernardes Lima é natural de São João da Canabrava, tendo nascido a 09 de novembro. Hoje  residente em Picos. Formou-se em Engenharia Civil, atividade que exerce até hoje. Mas não se limitou, também soube mostrar o seu lado literário. Luís sempre estudou em escolas públicas, vindo a se formar em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará no ano de 1973.

            Bernardes, sempre procurou aprimorar-se, fazendo inúmeros cursos, dentre eles, os cursos de: análises de solo, conservação de rodovias e freqüentando e ministrando várias palestras. Como engenheiro atuou em áreas diversas, sendo engenheiro de campo, fiscal, auxiliar e chefe. Seu campo de atuação é enorme. Chegou a dar aulas em Picos e em outras cidades, bem como foi sócio-fundador da Unidade Escolar São Francisco. Luís Bernardes foi e é muito importante para Picos, tendo sido fundador e sócio de várias entidades e associações de grande importância para o desenvolvimento da cidade modelo, como: APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, Samambaia Campestre Clube, Picoense Clube, entre outros.Seu maior feito foi, com certeza, a fundação da ALERP - Academia de Letras da Região de Picos, onde ocupa a cadeira número 06, patroneada por Alberto de Moura Monteiro.

            Além das várias atividades profissionais desempenhadas ao longo de sua vida, Luis Bernardes ainda presidiu a Associação dos Engenheiros de Picos - ASPENP, foi tesoureiro da Academia de Letras da Região de Picos em duas gestões consecutivas e atualmente ocupa a Diretoria de patrimônio da ALERP. Foi engenheiro da Secretaria de Obras do Município de Picos, oportunidade em que ocupou a Secretaria de Obras interinamente, engenheiro concursado do 3º. BEC - Batalhão de Engenharia de Construção, tendo atuado como fiscal de obras na construção da BR 020 no trecho São João - Simplício Mendes e durante 23 anos foi engenheiro de campo e de escritório do DER/PI - Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí.

            Na área literária, Luis Bernardes, tem se notabilizado com várias publicações, seja na área poética, seja na espírita, pois com o seu largo conhecimento e profundidade no espiritismo fez algumas publicações e já tem outras no gatilho. Luis também tem manifestações denunciativas, como o livro "Nordeste - Grande Sertão" que retrata a situação de miséria e seca em que vive o povo sertanista. Luis Bernardes é um nome a ser lembrado pela sociedade picoense e nordestina pelos seus grandes feitos, dentre eles a jejum de 33 dias, sem se alimentar, que resultou numa obra literária, que deverá ser lançada em breve.

 

OBRAS PUBLICADAS: As vozes dos vinhedos verdes vêm dos ventos; Espírita com visão de Mundo; Nordeste grande sertão; Espírita com dimensão de mundo e ainda participou da coletânea "Mil poetas brasileiros" com a poesia "A LUA" publicada pela Instituição Internacional da Poesia, editada por Tony Carrér.

OBRAS INÉDITAS: Diário de um grevista de fome - O homem que passou 33 dias sem comer no Nordeste; Espírita com consciência de Mundo.    

 


 

 

          

 

 

Seja o Primeiro a comentar esta matéria!
parceiros da ALERPwww.jornaldepicos.com.br
www.leiturartes.com.brwww.leiturartes.com.br
www.jornalista292.com.brwww.jornalista292.com.br
www.folhaatual.com.brwww.folhaatual.com.br
www.aroeirasnews.com.brAroeirasNews.com.br
parceiros da ALERPwww.portalfcs.com.br
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
www.academiadeletraspicos.com.brFale com o presidente
painel administrativoLogar no painel administrativo
leiturartes.com.brSite desenvolvido por Nonato Fontes
contato@leiturartes.com.br

© - Todos os direitos reservados a www.academiadeletraspicos.com.br