Domingo 10 de Dezembro de 2017

Dia 04 de março de 2017 às 19:30 posse do neo acadêmico poeta e professor, Francisco de Assis Sousa

CADEIRA 03

Postado por: Vilebaldo Nogueira Rocha em 26/02/2014 as 20:58:08
CADEIRA 03

CADEIRA Nº  03

Patrono: José Albano de Macêdo (Ozildo Albano)

Ocupante atual: Olívia da Silva Rufino Borges

 

 

Nasceu no dia 19 de abril de 1934 no povoado Coroatá - Picos - Piauí, a filha de Antonio Rufino da Silva e Benedita Maria dos Santos, Olívia da Silva Rufino Borges casada com Benjamin Pires Borges com quem teve seis filhos e criou mais cinco. Foi professora por opção, mas a política a escolheu sendo vereadora por várias legislaturas.

O seu nascimento no dia 19 de Abril não foi por acaso. Os desígnios de Deus demonstraram-lhe que assim como o Dia do Índio, guerreiro, criativo e determinado, deveria vir uma representante a altura, Olívia da Silva Rufino Borges, guerreira, criativa, determinada e forte a começar pelo nome, viria ao mundo para trilhar pelo caminho da vida, brilhando como uma estrela por onde passa. Olívia é assim e muito mais, privilegiada com uma voz que canta e encanta, um discurso claro e convincente. Uma vida dedicada á educação, à cultura ao povo e à sua família.

Olívia iniciou seus estudos no Instituto Monsenhor Hipólito e no Ginásio Estadual Picoense. Fez curso pedagógico na Escola Normal Oficial de Picos e cursos de educação física, recreação e desportos pela Secretaria de Educação do Piauí e Projeto Rondon.

Licenciada pela UFPI, em Geografia, História, Moral e Cívica e OSPB e em Pedagogia, Licenciatura Plena com especialização em Supervisão Escolar; também fez curso de reciclagem em Comunicação e Expressão, Estudo Sociais, Métodos Educacionais, Administração Escolar e Biblioteca; auxiliar de enfermagem, direitos trabalhistas, cursos de assuntos municipalistas do Brasil etc.

Já trabalhou como funcionária da Maternidade Evangelina Rosa e do Instituto Hospitalar do Piauí para serviços de Enfermagem no Hospital Getúlio Vargas e Pós-graduada em Educação Infantil.

No decorrer dos anos, não mediu esforços para mostrar que é uma mulher de fibra, sempre trabalhando. Ao longo dos anos, trabalhou como especialista de educação - Supervisão Escolar e foi pioneira no esporte feminino em Picos como Coordenadora de Educação Física, por 12 anos e ainda ocupou a Direção Regional de Educação (antiga 9ª. DRE) na cidade de Picos, oportunidade em que realizou um brilhante trabalho em favor da educação e dos seus servidores.

A política sempre esteve nas veias e porque não dizer na vida de Olívia Rufino, foi eleita a primeira vez como vereadora em Picos, em 1976 e reeleita nas eleições de 1982, 1988, 1992, 1996 e em 2000 elegeu sua filha Teresinha Rufino. Nas eleições de 1992 e 1996 ficou na suplência, sendo que em 1996 exerceu o mandato por completo. Um de seus feitos que muito contribuiu para Picos, este ano completa 21 anos. Foi ela que trouxe o projeto de meia entrada para estudantes nos coletivos, nos cinemas existentes na época, em festas e etc, só que não foi tão fácil conseguir este feito pois os políticos da época tentaram vetar a proposta de Olívia que era vereadora, mas os estudantes reunidos não deixaram vetar a proposta e conseguiram que fosse aprovada.

Olívia é autora de várias poesias e de vários sambas-enredo e de hinos à cidade de Ipiranga do Piauí, ao Complexo Escolar de Picos, à Nossa Senhora dos Remédios, à Escola Normal Oficial de Picos, ao 4º. Batalhão da Polícia Militar do Piauí e autora de um livro chamado "MOMENTOS" que fala de passagens de sua vida, de coisas sentimentais, tudo em rima livre. Já está preparando outras publicações.

Uma representante original das pessoas que lutam por uma vida digna e também pelo homem e a mulher do campo.

 Olívia ocupa a cadeira nº 03 da ALERP, sendo seu patrono José Albano de Macêdo (Ozildo Albano) que muitos benefícios fez por Picos.

 

 

 

 

          

 

 

Seja o Primeiro a comentar esta matéria!
parceiros da ALERPwww.jornaldepicos.com.br
www.leiturartes.com.brwww.leiturartes.com.br
www.jornalista292.com.brwww.jornalista292.com.br
www.folhaatual.com.brwww.folhaatual.com.br
www.aroeirasnews.com.brAroeirasNews.com.br
parceiros da ALERPwww.portalfcs.com.br
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
www.academiadeletraspicos.com.brFale com o presidente
painel administrativoLogar no painel administrativo
leiturartes.com.brSite desenvolvido por Nonato Fontes
contato@leiturartes.com.br

© - Todos os direitos reservados a www.academiadeletraspicos.com.br