Domingo 23 de Setembro de 2018

Academia de Letras da Região de Picos - ALERP: "Guardiã da Cultura da Paz"

CADEIRA Nº 07

Postado por: VILEBALDO NOGUEIRA ROCHA em 09/03/2016 as 22:28:33
CADEIRA Nº 07

CADEIRA  Nº  07

Patrono: Joaquim Baldoino de Barros

 

            Joaquim Baldoíno de Barros nasceu no dia 27 de julho de 1884, filho de Baldoíno José de Barros e Ana Ambrosina de Barros. Casou-se com a senhorita Isabel Nunes, Filha de Jônatas Pereira Nunes e Carolina Maria da Rocha Nunes no dia 18 de janeiro de 1910.

            Do casamento de Joaquim Baldoíno com Dona Belinha, como era chamada, nasceram onze filhos: Maria, Adalgisa, Maria, Amália, Maria, Eva, Adão, Luis, Helvídio, Jônatas e José Nunes de Barros.

            Na época em que viveu, teve a patente de coronel. Foi fazendeiro, agropecuarista e por vinte anos, exerceu o cargo de delegado de policia na cidade de Picos.

            Joaquim Baldoíno de Barros foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Picos, na instalação do governo democrático, (por voto direto) após a ditadura Vargas, cuja ata de posse em anexo consta a realização do evento em 21 de abril de 1948. Veio a falecer em 20 de maio de 1949.

 

            Em sua homenagem, deu nome a uma rua no centro da cidade de Picos, onde hoje se localiza o Complexo de Comunicação Rádio Difusora Grande Picos AM/FM.  

 

 

          

 

 

Seja o Primeiro a comentar esta matéria!

© - Todos os direitos reservados a alerp.com.br