Segunda-feira 16 de Outubro de 2017

Dia 04 de março de 2017 às 19:30 posse do neo acadêmico poeta e professor, Francisco de Assis Sousa

CADEIRA Nº 05

Postado por: VILEBALDO NOGUEIRA ROCHA em 09/03/2016 as 19:31:02
CADEIRA Nº 05

CADEIRA  Nº  05

Patrono: João de Moura Santos

      

No dia 30 de outubro de 1906 nascia João de Moura Santos, filho de Francisco de Moura Santos (Coronel Chico Santos) e Balbina de Moura Santos. Iniciou sua escolaridade fazendo o primário em Picos, sempre foi um bom aluno, sendo o primeiro da classe. Viajava de cavalo com os tropeiros, levando a comida já pronta, até Petrolina e de Petrolina pegava o trem com o destino a Salvador.  Lá em Salvador-BA concluiu o ginásio. Naquele tempo não existia vestibular, se tivessem vagas disponíveis, a pessoa já estava garantida na Faculdade. E foi isso que fez, formou-se em medicina na década de 30 na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, sua especialidade era em clínico geral e foi o segundo médico a chegar à cidade de Picos, para chegar até os pacientes ia a cavalo, chegou a ir até Monsenhor Hipólito e Itainópolis a cavalo para atender pacientes.                                           Exerceu a profissão de médico de 1930 até 1983, o último ano de sua vida aqui na terra.

Foi casado com Odete Veloso de Moura Santos. Tiveram 06 filhos: Ismênia de Moura Santos Albano, Ivone de Moura Santos Luz, Iara de Moura Santos Pereira, Francisco Veloso de Moura Santos, João Simplício de Moura Santos e José Horácio de Moura Santos.

Conta-se que durante a sua meninice gostava muito de jogar baralho,gosto que se perdurou até sua velhice, e também gostava de dançar.

Foi um grande político sendo deputado estadual e federal no período de 1946 a 1967. O primeiro partido de que fez parte foi do PSD, depois partiu para o MDB e por último fez parte do PMDB.

Dr. Moura como era conhecido, foi chefe do Posto de Higiene de Picos e da Maternidade, onde hoje funciona o açougue municipal.

Além de ser um lazer, trabalhava como agropecuarista, gostava muito de cuidar de seus gados. Tinha várias propriedades, onde hoje se encontra o assentamento União (localidade Veados) e também onde hoje está o baixio de Dr. Moura. 

 

     Veio a falecer no dia 26 de fevereiro de 1983 de um infarto.

 

 

          

 

 

Seja o Primeiro a comentar esta matéria!
parceiros da ALERPwww.jornaldepicos.com.br
www.leiturartes.com.brwww.leiturartes.com.br
www.jornalista292.com.brwww.jornalista292.com.br
www.folhaatual.com.brwww.folhaatual.com.br
www.aroeirasnews.com.brAroeirasNews.com.br
parceiros da ALERPwww.portalfcs.com.br
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
www.academiadeletraspicos.com.brFale com o presidente
painel administrativoLogar no painel administrativo
leiturartes.com.brSite desenvolvido por Nonato Fontes
contato@leiturartes.com.br

© - Todos os direitos reservados a www.academiadeletraspicos.com.br