Domingo 10 de Dezembro de 2017

Dia 04 de março de 2017 às 19:30 posse do neo acadêmico poeta e professor, Francisco de Assis Sousa

CADEIRA Nº 02

Postado por: VILEBALDO NOGUEIRA ROCHA em 09/03/2016 as 19:36:24
CADEIRA Nº 02

CADEIRA  Nº  02

Patrono: Urbano Maria Eulálio

 

 

Urbano Maria Eulálio nasceu a 06 de novembro de 1868 na cidade de Campo Maior-PI. Filho de Antônio Maria Eulálio e Josefa Maria  de Jesus Eulálio.

Iniciou os estudos em Campo Maior, transferindo-se mais tarde para Recife-PE, formando-se em Bacharel em Direito pela Faculdade Federal de Olinda em maio de 1894.

Sua carreira pública foi iniciada como promotor na cidade de Imperatriz-MA, lá se casou com D. Galdina Cassiano Soares.

Anos depois voltou par o Piauí sendo nomeado o 2º juiz de direito de Picos. Aqui enviuvou ficando com duas filhas: Maria da Conceição Eulálio e Maria de Lourdes Eulálio.

Casou-se pela segunda vez com Elisa Rosa Clementino de Sousa Santos.

Foi juiz de Picos durante 30 anos e exerceu com a máxima integridade o mandato de sua função. Naquela época dependiam da Comarca de Picos os municípios de Fronteiras e Patrocínio, hoje Pio IX. Com muito sacrifício desempenhava sua função, pois o acesso a essas localidades era bem difícil por falta de estradas, sendo as viagens feitas a cavalo. Durante estes longos anos de juizado assumiu a paternidade de vários órfãos que perdiam seus genitores e eram criados até e idade adulta.

Após a Lei do Ventre Livre foi-lhe confiada uma criança do sexo masculino a que deu o nome de João Urbano. O produto de seu trabalho foi à transformação deste garoto num músico e advogado rábulo; pessoa super grata que mais tarde veio auxiliar na continuidade da sua  importante tarefa.

Após a morte de seus pais, Urbano Eulálio desistiu da parte da herança que lhe tocava em favor dos irmãos, alegando ter sido o único a se formar.

Do segundo casamento criou dez filhos: Urbano Maria Eulálio Filho, comerciante e agricultor; Rosa Elisa dos Santos Eulálio; Celso Maria Eulálio, comerciante e político, eleito suplente de senador e prefeito de Picos em 1947; Gentil Maria Eulálio, funcionário público; Antônio Maria Eulálio Neto, comerciante; Josefa Maria de Jesus Eulálio, professora; Raimunda Santos Eulálio; Maria doa Anjos Eulálio Campos, funcionária pública; Dulce Santos Eulálio, freira; Severo Maria Eulálio, Bacharel em Direito Político, foi deputado estadual, federal e prefeito de Picos.

Faleceu repentinamente, vítima de um infarto em 12 de setembro de 1931. Deixando seu carisma de figura deveras importante, atingindo o nível histórico.

Após sua morte, sua família fez a doação da carta de formatura e do troféu conferida pela Faculdade ao Fórum de Campo Maior, ocasião oportuna de uma homenagem que lhe estava sendo concedida.

  Dr. Urbano se esmerou em transmitir à sua descendência a dignidade que foi o marco constante ao longo de toda a sua vida. 

  Recentemente recebeu mais uma homenagem, dando nome ao anexo do Juizado Especial Cível e Criminal instalado na Universidade Estadual do Piauí em 26 de Maio de 2004, em reconhecimento aos 30 anos dedicados à magistratura piauiense.

 

 

 

 

          

 

 

Seja o Primeiro a comentar esta matéria!
parceiros da ALERPwww.jornaldepicos.com.br
www.leiturartes.com.brwww.leiturartes.com.br
www.jornalista292.com.brwww.jornalista292.com.br
www.folhaatual.com.brwww.folhaatual.com.br
www.aroeirasnews.com.brAroeirasNews.com.br
parceiros da ALERPwww.portalfcs.com.br
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
www.academiadeletraspicos.com.brFale com o presidente
painel administrativoLogar no painel administrativo
leiturartes.com.brSite desenvolvido por Nonato Fontes
contato@leiturartes.com.br

© - Todos os direitos reservados a www.academiadeletraspicos.com.br