Segunda-feira 16 de Outubro de 2017

Dia 04 de março de 2017 às 19:30 posse do neo acadêmico poeta e professor, Francisco de Assis Sousa

CADEIRA Nº 01

Postado por: VILEBALDO NOGUEIRA ROCHA em 09/03/2016 as 19:37:38
CADEIRA Nº 01

CADEIRA  Nº  01

Patrono: Severo Maria Eulálio

 

 Severo Maria Eulálio, diz a sua fé de ofício, nasceu em Picos, Piauí, no dia 17 de janeiro de 1930.

 

Era o mais novo dos dez filhos do Dr. Urbano Maria Eulálio e de D. Eliza Rosa Clementino dos Santos Eulálio. Era bisneto, pelo lado materno, do primeiro Prefeito (Intendente) Municipal de Picos, Cel. Clementino de Sousa Martins. Ficou órfão de pai antes de completar dois anos de idade, quando seu pai, juiz de Direito da Comarca de Picos durante 30 anos, faleceu em exercício do cargo, em 1931. Foi  sua professora das primeiras letras sua irmã Zezé Eulálio e fez o curso primário no Grupo Escolar Coêlho Rodrigues. Em 1940, com apenas 10 anos de idade, viajou para Teresina com o objetivo de continuar os estudos. Fez o curso ginasial no Colégio Leão VIII e o curso Científico no Colégio Zacarias de Góis, de 1941 a 1947, sem nenhuma interrupção ou reprovação. Desde cedo se mostrou possuidor de rara inteligência, destacando-se sempre como o primeiro aluno da turma. Em 1948 iniciou o curso superior na Faculdade de Direito do Piauí, concluindo o Bacharelato de Ciências Jurídicas e Sociais em 1952, integrando a turma “Centenário de Teresina”.

Antes de ingressar na política partidária, Severo Maria Eulálio foi secretário do Colégio Zacarias de Góis (1948/1951); diretor do Departamento da Despesa e Secretário da Prefeitura Municipal de Teresina (1951/1952); professor de Português e História do Ginásio Estadual Picoense, hoje Unidade Escolar Marcos Parente (1953/1956). Foi, ainda, delegado do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado – IPASE (1957/1960). Em 1970, foi aprovado em concurso de provas e títulos para uma das cadeiras de Direito Civil, da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Piauí.

Cedo demonstrou equilibrado pendor político, militando na política estudantil. Foi um dos grandes líderes estudantis do Piauí, sendo eleito presidente do Centro Estudantil Piauiense, depois de acirrada disputa eleitoral.

De forte espírito de luta, aliado à grande capacidade de liderança, descendente de duas grandes famílias que, no passado, destacaram-se pela grande influência política que exerceram, “Castelo Branco” por parte de pai e “Sousa Martins” por parte de sua mãe, Severo Maria Eulálio, em 1958, ingressou na política partidária, candidatando-se a deputado estadual pela legenda do Partido Trabalhista Brasileiro-PTB. Convocado na qualidade de suplente da bancada, exerceu na Assembléia Legislativa a liderança de seu partido (1960/1962). Ainda pela legenda do Partido Trabalhista Brasileiro, foi eleito deputado estadual para o quatriênio (1963/1966), sendo líder da bancada em todo o período. Em 1966, foi novamente eleito deputado estadual, dessa feita pela legenda do Movimento Democrático Brasileiro – MDB, exercendo ainda a liderança da bancada, durante os 04 anos. Em 1970, foi eleito deputado federal para o quatriênio (1971/1974), destacando-se como um dos mais atuantes parlamentares piauienses. Na Câmara Federal foi vice-líder da bancada (1971/1972). Como deputado federal, além de membro da Comissão de Constituição e Justiça e suplente da Comissão de Fiscalização Financeira durante todo o mandato, foi também membro da Comissão Especial incumbida de dar parecer sobre o projeto de CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO. Nessa época, a convite do presidente da República, Garrastazu Médici, cursou a Escola Superior de Guerra, no Rio de Janeiro, integrando a turma de 1973. Ainda nesse ano, em vista aos Estados Unidos, recebeu o título de Cidadão Honorário do Estado de Oklahoma, EUA.

Em 15 de novembro de 1976, foi Severo Maria Eulálio Prefeito Municipal de Picos, sua terra natal. Sua administração foi sempre voltada, prioritariamente, para os setores de saúde e educação, tendo como objetivo fundamental melhorar a condição de vida do homem da terra.

Em pleno mandato de Prefeito Municipal, veio a falecer, em desastre automobilístico, no dia 24 de novembro de 1979, nas proximidades da cidade de Valença, quando, em viagem a Teresina, lá iria pegar o avião para Goiânia, a serviço da instalação da Faculdade de Picos, sua terra natal.Severo Maria Eulálio...como pessoa humana, na sua vida foi marcada pela nobreza de caráter, simplicidade, lealdade, vontade de servir; como político, foi um dos piauienses que mais batalharam em defesa das causas do seu Estado.

A posteridade lhe fará justiça.

(Texto do historiador José Albano de Macedo (Ozildo), cedido pelo Museu de Picos).               

 

 

 

 

          

 

 

Seja o Primeiro a comentar esta matéria!
parceiros da ALERPwww.jornaldepicos.com.br
www.leiturartes.com.brwww.leiturartes.com.br
www.jornalista292.com.brwww.jornalista292.com.br
www.folhaatual.com.brwww.folhaatual.com.br
www.aroeirasnews.com.brAroeirasNews.com.br
parceiros da ALERPwww.portalfcs.com.br
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
www.academiadeletraspicos.com.brFale com o presidente
painel administrativoLogar no painel administrativo
leiturartes.com.brSite desenvolvido por Nonato Fontes
contato@leiturartes.com.br

© - Todos os direitos reservados a www.academiadeletraspicos.com.br