Terça-feira 20 de Novembro de 2018

Academia de Letras da Região de Picos - ALERP: "Guardiã da Cultura da Paz"

Literatura: Pio IX recebe Pedras que Cantam.

Postado por: Josselmo Batista Neres em 01/09/2018 as 09:26:35
Literatura: Pio IX recebe Pedras que Cantam.

Sob organização do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Piauí, regional de Pio IX - SINTE-PIO IX, realizou-se na noite desta sexta-feira, 24 de agosto, no clube do professor, na cidade de Pio IX-PI, o lançamento do terceiro livro de crônicas do professor Francisco de Assis Sousa, PEDRAS QUE CANTAM.

Com mais de 200 (duzentos) assentos ocupados, jovens estudantes, professores, ex-alunos da UESPI, artistas, membros da maçonaria e demais representantes da sociedade em geral lotaram o espaço para prestigiar a chegada de mais um componente literário na cidade.

Na abertura, após o anúncio solene do evento, a professora e ex-secretária de Educação daquele município, Audoême Antão, apresentou um breve histórico biografico do autor para, logo em seguida, facultá-lo a palavra.

Em sua explanação, Francisco de Assis Sousa falou sobre o processo de construção da escrita e apontou algumas situações que proveram o nascimento de seus textos. Leu, conjuntamente com o público, um de seus trabalhos, a crônica A SECA NÃO PEDE PASSAGEM!!! para demonstrar o quão suave e plurissignificativo é o processo do trabalho com a linguagem.

Falou também sobre a importância da leitura na reinvenção do ser humano: "A leitura é uma possibilidade, uma janela que se abre para a reinvenção do ser humano. É um dialogo que se apresenta entre o texto e o leitor e, nessa relação, surge a perspectiva de questionar seus valores e crenças diante do estabelecido", concluiu o autor.

Na oportunidade, apresentou também trechos de algumas crônicas presentes no Pedras que Cantam e chamou a atenção da juventude para que a mesma aprenda a olhar e a sentir o mundo numa perspectiva de construir um ser humano com mais sensibilidade diante da paz e da justiça.

No encerramento, um coquetel foi servido aos presentes, ao mesmo tempo em que o escritor autografava os exemplares adquiridos pelo público.


Fonte: tvverdescampossat.com (Blog do Prof. Francisco de Assis Sousa)

 

 

Clique na imagem para ver album de fotos
Literatura: Pio IX recebe Pedras que Cantam. Veja fotos!

 

          

 

 

Seja o Primeiro a comentar esta matéria!

© - Todos os direitos reservados a alerp.com.br