Domingo 10 de Dezembro de 2017

Dia 04 de março de 2017 às 19:30 posse do neo acadêmico poeta e professor, Francisco de Assis Sousa

SANTO BOATO HÁ, HÁ HÁ.

Postado por: Francelina Macedo em 17/02/2013 as 08:59:09
SANTO BOATO  HÁ, HÁ HÁ.


SOLON REIS

 

PARA AS PARÓDIAS E CAÇOADAS DO DIA A DIA, EXISTIA A FIGURA EXÓTICA, PORÉM MANSA E DESPRETENSIOSA DE “SANTO BOATO”. DISPONDO DE CERTA ELEGÂNCIA E FINO TRATO O APELIDO JÁ DIZIA TUDO! ACREDITO QUE “SANTO” ERA PORQUE NÃO OFENDIA A NIGUÉM! EXIBIA UM DENTE DE OURO NO SORRISO E CAMINHAR MANEIROSO. GOSTAVA DE CONTAR VANTAGENS DE CAÇADOR E ESTÓRIAS DE TRANCOSO. UM FIGURANTE DE BOA ÍNDOLE, PORÉM, SEMPRE SORRIDENTE COMO SE, DE PRONTO, ESTIVESSE, ACHANDO-SE SEMPRE MAIS ESPERTO QUE OS OUTROS. PARALELAMENTE CARREGAVA O ESTIGMA DE ”AMIGO DE TODOS”. SEBASTIÃO MARIANO NUNES! É... SÓ FALTAVA SER SANTO, E O FOI: SANTO BOATO! TINHA POR MIM UM CARINHO ESPECIAL, POIS ERA AFILHADO DE MINHA MÃE!

 NUM CERTO DIA DESSES, DIA DE FESTAS, VESTIU A ROUPA DOMINGUEIRA, MAS NÃO TINHA UM CENTAVO NO BOLSO E, PRECISANDO ANGARIAR UNS TROCADOS, JOGOU O SEU ANEL, BANHADO A OURO, NO TERREIRO DA CASA DE SEU MENDES, DE FORMA QUE NINGUÉM O VISSE...

SEU MENDES, UMA FIGURA TRADICIONAL DA CIDADE, INTELIGENTE, DESPACHADA E CONCILIADORA, MAS QUE SE DESTACAVA TAMBÉM PELA RETIDÃO E TEMPERAMENTO FORTE!

FRENTE A ESTE, AGACHOU-SE, PEGOU O ANEL E DISSE: ACHEI-O AQUI NO SEU TERREIRO, PORTANTO PERTENCE A NÓS DOIS! PARECE QUE É DE OURO...  MAS EU LHE VENDO A MINHA PARTE!

 SEU MENDES, COM O TERREIRO REPLETO DE AMIGOS, NÃO TITUBEOU: NÃO, DISSE RUBORIZADO: É SEU, FIQUE COM A MINHA PARTE! OUVIA-SE A RISADA DE TODOS!

MUCUNÃ, A EXEMPLO DA MACAMBIRA, É UM TIPO DE ALIMENTO INDICADO PARA ENGORDAR OS ANIMAIS E TAMBÉM HUMANOS, SÓ UTILIZADO EM ÉPOCAS DE GRANDES SECAS, DEVIDO À GRANDE MÃO DE OBRA PARA DEIXÁ-LO PRONTO PARA O CONSUMO! DIANTE DE UMA DESSAS TRAVESSIAS DE ARREPIAR A ALMA, COM A BIAFRA RONDANDO A NOSSA REGIÃO, “SANTO BOATO”, MAGRO E ABATIDO, NÃO QUERIA QUE NINGUÉM SOUBESSE DESSA SUA SITUAÇÃO, CONFLITANTE COM SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA, DE UMA VEZ QUE, ACHANDO-SE SEMPRE MAIS ESPERTO QUE OS OUTROS SERIA O ÚLTIMO A FICAR NAQUELA SITUAÇÃO!

UM DIA, OUVIU FALAR QUE O BAGO DA MUCUNÃ SERVIA PARA ENGORDAR, RAPIDAMENTE!

ENTÃO SE ESPERTOU PARA O CONSUMO DO MESMO A FIM DE RECUPERAR SUA CONDIÇÃO FÍSICA, SEM QUE OS VISINHOS SOUBESSEM COMO O MILAGRE ACONTECIA! ESQUECÍA-SE QUE O MESMO DEVERIA SER LAVADO EM SETE ÁGUAS PARA RETIRAR SEU EFEITO COLATERAL, A FLATULÊNCIA OU SEJA: “’BUCHO INCHADO”’ MESMO! ASSIM “SANTO BOATO” OBRIGOU-SE A EXIBIR-SE PARA PEDIR SOCORRO, COM DISTENÇÃO ABDOMINAL CADA VEZ MAIOR E INCÔMODA! PASSARAM-LHE UM CLISTER COMO REMÉDIO QUE ALÉM DE DESNUTRIDO O DEIXOU TAMBÉM  DESIDRATADO!

 AMPAROU-SE COM CHÁS DE ERVAS MEDICINAIS!

DE OUTRA FEITA SEM CONDIÇÕES DE ESCAPAR POR AQUI, REGIÃO INÓSPITA, CASTIGADA PELA ESTIAGEM, MIGROU-SE, COMO MUITOS, PARA OUTRA MAIS CHUVOSA. LÁ SE DEDICOU A FRUTICULTURA ENCONTRANDO ASSIM UMA FÓRMULA ELEGANTE E COMPATÍVEL COM A SOBREVIVÊNCIA.

HÁ, HÁ, HÁ

VOCÊ CONHECE UM DESTE?

UMA DAS PESSOAS MAIS QUERIDAS DE NOSSA TERRA!

GRANDE E QUERIDA FIGURA DE, “SANTO BOATO”, IN MEMÓRIUM!

 

 

          

 

 

Seja o Primeiro a comentar esta matéria!
parceiros da ALERPwww.jornaldepicos.com.br
www.leiturartes.com.brwww.leiturartes.com.br
www.jornalista292.com.brwww.jornalista292.com.br
www.folhaatual.com.brwww.folhaatual.com.br
www.aroeirasnews.com.brAroeirasNews.com.br
parceiros da ALERPwww.portalfcs.com.br
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
www.academiadeletraspicos.com.brFale com o presidente
painel administrativoLogar no painel administrativo
leiturartes.com.brSite desenvolvido por Nonato Fontes
contato@leiturartes.com.br

© - Todos os direitos reservados a www.academiadeletraspicos.com.br