Domingo 23 de Setembro de 2018

Academia de Letras da Região de Picos - ALERP: "Guardiã da Cultura da Paz"

SANTO BOATO HÁ, HÁ HÁ.

Postado por: Francelina Macedo em 17/02/2013 as 11:59:09
SANTO BOATO  HÁ, HÁ HÁ.


SOLON REIS

 

PARA AS PARÓDIAS E CAÇOADAS DO DIA A DIA, EXISTIA A FIGURA EXÓTICA, PORÉM MANSA E DESPRETENSIOSA DE “SANTO BOATO”. DISPONDO DE CERTA ELEGÂNCIA E FINO TRATO O APELIDO JÁ DIZIA TUDO! ACREDITO QUE “SANTO” ERA PORQUE NÃO OFENDIA A NIGUÉM! EXIBIA UM DENTE DE OURO NO SORRISO E CAMINHAR MANEIROSO. GOSTAVA DE CONTAR VANTAGENS DE CAÇADOR E ESTÓRIAS DE TRANCOSO. UM FIGURANTE DE BOA ÍNDOLE, PORÉM, SEMPRE SORRIDENTE COMO SE, DE PRONTO, ESTIVESSE, ACHANDO-SE SEMPRE MAIS ESPERTO QUE OS OUTROS. PARALELAMENTE CARREGAVA O ESTIGMA DE ”AMIGO DE TODOS”. SEBASTIÃO MARIANO NUNES! É... SÓ FALTAVA SER SANTO, E O FOI: SANTO BOATO! TINHA POR MIM UM CARINHO ESPECIAL, POIS ERA AFILHADO DE MINHA MÃE!

 NUM CERTO DIA DESSES, DIA DE FESTAS, VESTIU A ROUPA DOMINGUEIRA, MAS NÃO TINHA UM CENTAVO NO BOLSO E, PRECISANDO ANGARIAR UNS TROCADOS, JOGOU O SEU ANEL, BANHADO A OURO, NO TERREIRO DA CASA DE SEU MENDES, DE FORMA QUE NINGUÉM O VISSE...

SEU MENDES, UMA FIGURA TRADICIONAL DA CIDADE, INTELIGENTE, DESPACHADA E CONCILIADORA, MAS QUE SE DESTACAVA TAMBÉM PELA RETIDÃO E TEMPERAMENTO FORTE!

FRENTE A ESTE, AGACHOU-SE, PEGOU O ANEL E DISSE: ACHEI-O AQUI NO SEU TERREIRO, PORTANTO PERTENCE A NÓS DOIS! PARECE QUE É DE OURO...  MAS EU LHE VENDO A MINHA PARTE!

 SEU MENDES, COM O TERREIRO REPLETO DE AMIGOS, NÃO TITUBEOU: NÃO, DISSE RUBORIZADO: É SEU, FIQUE COM A MINHA PARTE! OUVIA-SE A RISADA DE TODOS!

MUCUNÃ, A EXEMPLO DA MACAMBIRA, É UM TIPO DE ALIMENTO INDICADO PARA ENGORDAR OS ANIMAIS E TAMBÉM HUMANOS, SÓ UTILIZADO EM ÉPOCAS DE GRANDES SECAS, DEVIDO À GRANDE MÃO DE OBRA PARA DEIXÁ-LO PRONTO PARA O CONSUMO! DIANTE DE UMA DESSAS TRAVESSIAS DE ARREPIAR A ALMA, COM A BIAFRA RONDANDO A NOSSA REGIÃO, “SANTO BOATO”, MAGRO E ABATIDO, NÃO QUERIA QUE NINGUÉM SOUBESSE DESSA SUA SITUAÇÃO, CONFLITANTE COM SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA, DE UMA VEZ QUE, ACHANDO-SE SEMPRE MAIS ESPERTO QUE OS OUTROS SERIA O ÚLTIMO A FICAR NAQUELA SITUAÇÃO!

UM DIA, OUVIU FALAR QUE O BAGO DA MUCUNÃ SERVIA PARA ENGORDAR, RAPIDAMENTE!

ENTÃO SE ESPERTOU PARA O CONSUMO DO MESMO A FIM DE RECUPERAR SUA CONDIÇÃO FÍSICA, SEM QUE OS VISINHOS SOUBESSEM COMO O MILAGRE ACONTECIA! ESQUECÍA-SE QUE O MESMO DEVERIA SER LAVADO EM SETE ÁGUAS PARA RETIRAR SEU EFEITO COLATERAL, A FLATULÊNCIA OU SEJA: “’BUCHO INCHADO”’ MESMO! ASSIM “SANTO BOATO” OBRIGOU-SE A EXIBIR-SE PARA PEDIR SOCORRO, COM DISTENÇÃO ABDOMINAL CADA VEZ MAIOR E INCÔMODA! PASSARAM-LHE UM CLISTER COMO REMÉDIO QUE ALÉM DE DESNUTRIDO O DEIXOU TAMBÉM  DESIDRATADO!

 AMPAROU-SE COM CHÁS DE ERVAS MEDICINAIS!

DE OUTRA FEITA SEM CONDIÇÕES DE ESCAPAR POR AQUI, REGIÃO INÓSPITA, CASTIGADA PELA ESTIAGEM, MIGROU-SE, COMO MUITOS, PARA OUTRA MAIS CHUVOSA. LÁ SE DEDICOU A FRUTICULTURA ENCONTRANDO ASSIM UMA FÓRMULA ELEGANTE E COMPATÍVEL COM A SOBREVIVÊNCIA.

HÁ, HÁ, HÁ

VOCÊ CONHECE UM DESTE?

UMA DAS PESSOAS MAIS QUERIDAS DE NOSSA TERRA!

GRANDE E QUERIDA FIGURA DE, “SANTO BOATO”, IN MEMÓRIUM!

 

 

          

 

 

Seja o Primeiro a comentar esta matéria!

© - Todos os direitos reservados a alerp.com.br