Segunda-feira 16 de Outubro de 2017

Dia 04 de março de 2017 às 19:30 posse do neo acadêmico poeta e professor, Francisco de Assis Sousa

Temperos Maravilhosos

Postado por: Francelina Macedo em 11/03/2013 as 12:23:04
Temperos Maravilhosos

 

 
 
José Solon de Souza

   

 

Nunca inferior, tão pouco igual, superior... Eis a mulher!

 

... Mas, confesso, com muito orgulho, que a meu ver, toda mulher já nasce divina e de preferência maculável e todo homem já nasce com a obrigação de ser um genuflexo diante da mesma! Quem nunca se ajoelhou diante de sua musa não sabe a que veio! Senti-me assim quando, em pleno Rio de Janeiro, a três mil quilômetros de distância, em plena cobertura do Copacabana Pálace, assediado pelas cariocas da melhor estirpe, em clima de litígio iminente, prenhe por minha amada, não me envolvi com nenhuma! Eu conto essa história pra Deus e o mundo! Pois é a melhor e mais fantástica condição já vivenciada por um homem, só comparável ao status insuperável de gestar, inerente a elas. A isto eu chamo “estado de graça”. Eis para que nascemos, eis para que vivemos... Toda mulher já nasce com essa beleza estética além da conta, às vezes surreal, que lhe é peculiar, e que somado à aposição de adornos externos, à pontinha de insegurança e à magnitude do afinco maternal, a faz derramada em fios de seda e sedução! Isso tudo se traduz na infalível trama da perpetuação da espécie.

É como diz o poeta: “Branca e radiante vai a noiva” e “Como num conto de fadas nós vamos casar, então toda a tristeza vai acabar” - frases do nosso cancioneiro popular que nos eleva a um sustenido da clave de Sol, ou de um “Si Maior”! Jorge Amado diria: deixe para lá! A que for mais bonita neste diapasão universal da complementaridade humana. O melhor da mulher é o homem e o melhor do homem é a mulher. Resolvem-se numa entidade única e indivisível que é a família, maior patrimônio da humanidade.

Mas, há que se pensar, que ainda assim, está faltando alguma coisa, ou seja: o principal! Onde mora a razão de toda beleza e encantamento que nem ela mesma acredita! De onde vem  tamanha veneração ou idolatria? Que valia teria tudo isso, não obstante, o nível de testosterona sanguíneo! Sem este, a beleza não se derrama, a alquimia não se realiza! Quem o tem em nível elevado? É ele quem determina a libido, ou seja, o desejo, a fantasia da beleza, o afronhamento sexual. Sem esse hormônio, fundamental na vida do homem, passa-se uma esponja de água fria em todo o mister da mulher! Já imaginou se esta fosse dotada deste hormônio em níveis elevados? A beleza estaria do lado oposto e todo  assédio partiria por conta da mesma. Tudo isso nos remete a acreditar que Deus  sabe o que faz! Há quem diga que isso passa... Tal a dinâmica do tempo e da vida! Se assim o for, que pelo menos se preserve a admiração e o respeito mútuo, fincado não só na beleza física, escultural, mas também na que retoma todas as qualidades da guardiã da família, do companheirismo, da inteligência, da cultura e da construção de um mundo melhor.

Será que todos nossos sonhos estão subordinados a um tempero ou reação química?

Somos todos modelados desde a puberdade até à senilidade através de transformações de ordem física, química e psicológica, sob o comando da extraordinária testosterona.

Veja quais os poderes do tempero desse hormônio:

Responsável pelos caracteres físicos da sexualidade masculina, além de emprestar:

Libido, fertilidade, potência,

Coragem, força muscular, inteligência,

 Bravura, humor e lucidez,

Vigília, memória, brilho, higidez,

Gravidade da voz e gravidez da mulher!

Só nos falta acrescentar João Erismá de Moura em “Essas Mulheres Maravilhosas”. Parabéns pelo seu livro. Faço minhas as suas palavras, no dia da mulher. Palavras em forma de livro. Que maravilha! Recomendo sua leitura a todos.

Assim sendo, que venham todos os temperos enquanto estivermos vivos!

 

 

 

 

          

 

 

Seja o Primeiro a comentar esta matéria!
parceiros da ALERPwww.jornaldepicos.com.br
www.leiturartes.com.brwww.leiturartes.com.br
www.jornalista292.com.brwww.jornalista292.com.br
www.folhaatual.com.brwww.folhaatual.com.br
www.aroeirasnews.com.brAroeirasNews.com.br
parceiros da ALERPwww.portalfcs.com.br
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
parceiros da ALERPParceiro da academia de letras
www.academiadeletraspicos.com.brFale com o presidente
painel administrativoLogar no painel administrativo
leiturartes.com.brSite desenvolvido por Nonato Fontes
contato@leiturartes.com.br

© - Todos os direitos reservados a www.academiadeletraspicos.com.br