ALERP
ALERP
13/10/2019 18:27:46 | Por: josselmo Batista Neres | Visitas: 282
Imagem: Divulgação
Por Dilson Lages Monteiro
Acadêmico da APL – Cadeira 21
“Literatura é uma criação do espírito através do registro das emoções e sentimentos pessoais do artista. É arte escrita em prosa de ficção ou em poesia e destina-se a ‘emocionar, divertir e ensinar’, como nos ensinou Horácio. (...). Literatura piauiense são a poesia, a ficção e a peça teatral (enquanto não representada) feitas no Piauí ou não, por piauienses natos ou não, glosando temas, modos de ser e costumes piauienses, seu folclore, seu ser social, enfim, o registro de emoções em nosso subdialeto ou no dialeto nordestino”.
Adotando esses conceitos, o notável homem de letras Francisco Miguel de Moura, o nosso Chico Miguel, abre o seu precioso livro Literatura do Piauí, um repositório de dados sobre autores e obras que retratam a também chamada terra de Mafrense.
A presente obra, agora em segunda edição, veio para ficar, porque seu autor pesquisou fundo as origens da literatura piauiense, fazendo um apanhado de autores e obras, desde o nascimento até os nossos dias. E dividiu didaticamente a participação destes em diversas gerações literárias. É, portanto, um livro destinado a pesquisadores, professores, alunos, enfim, a todos aqueles que se interessam por cultura em nosso Estado.
O autor considerou o período que antecedeu a transferência da capital de Oeiras para Teresina, como de pré-história de nossa literatura, destacando as figuras de Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva e Leonardo de N. S. das Dores Castelo Branco. E seguem as gerações históricas, inclusive a que fundou a Academia Piauiense de Letras, as gerações da modernidade(Meridiano, Clip e Marginal), bem como a atualidade(Geração do Milênio). A obra é ainda enriquecida com uma antologia crítica composta com artigos e ensaios sobre diversos autores piauienses. Enfim, é uma obra didática que deve ser apreciada por todos aqueles que se interessam pelas cousas do Piauí.
Francisco Miguel de Moura, distinto membro de nossa Academia, é um conhecido escritor piauiense com dimensão nacional. Autor com grande produtividade literária, desde muito sua obra repercute dentro e fora do Piauí. É um polígrafo, militando com desenvoltura na poesia, no romance, no conto e na crítica literária. É, também, assíduo colaborador na imprensa de nossa terra, às vezes publicando em outras partes e até no exterior. É, portanto, um orgulho da literatura piauiense.
Seja pelos relevos da personalidade do autor, seja pela qualidade da obra, a Academia Piauiense de Letras sente-se honrada em participar da presente publicação. Que os leitores façam bom proveito da obra.
(Texto de apresentação do livro de mesmo título, do acadêmico Francisco Miguel de Moura).
Texto copiado do site: portalentretextos
Comentar matéria
Seja o primeiro a comentar esta matéria!
Mais de: noticias
A Academia de Letras da Região de Picos – ALERP, por meio do Edital nº 01/2020...
A Academia de Letras da Região de Picos - ALERP, que tem como presidente a professora...
A Academia de Letras da Região de Picos, através da presidente, professora Deolinda Marques, emitiu...
A Academia de Letras da Região de Picos – ALERP cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento do...
No livro “Literatura Piauiense”, Luiz Romero Lima, professor de Teoria da Literatura Brasileira,...
A Academia Piauiense de Letras aguarda o fim da quarentena para retomar as suas atividades em segurança e...
© 2021 - Academia de Letras da Região de Picos - ALERP - Fale Conosco