ALERP
ALERP
28/11/2022 20:50:28 | Por: Josselmo Batista Neres | Visitas: 688
Foto: Arquivo pessoal
A Academia de Letras da Região de Picos - ALERP realizou nesta sexta-feira, 25 de novembro de 2022, na sede própria da agremiação, na cidade de Picos, o pleito eleitoral para o suprimento da cadeira nº 28, vaga desde o dia 03 de outubro de 2020, com o falecimento do politico, radialista, romancista, compositor e poeta, Francisco das Chagas Bezerra Rodrigues, o Chico de Júlio e, na disputa, a maioria dos acadêmicos e acadêmicas elegeu a poetisa Maria Ilza Bezerra Sousa, com 13 votos.
Atendendo ao Edital nº 002/22, 03 (três) literatos tiveram a sua candidatura deferida pela Comissão Especial e fizeram suas respectivas campanhas que culminou na eleição desta sexta-feira, 25.
Dos 27 membros da ALERP aptos a votar, 25 (vinte e cinco) participaram do processo presencialmente ou enviando o seu voto via email, o que foi apurado o seguinte resultado:
1º Maria Ilza Bezerra Sousa: 13 votos (eleito)
2º Douglas Moura Nunes: 07 votos;
3º José Borges de Morais: 05 votos;
Sobre a nova imortal:
ILZA BEZERRA, nasceu no município de Pio IX, no entanto escolheu ser natural de Fronteiras - PI, ao fazer sua certidão de nascimento aos 18 anos, onde passou boa parte dos seus anos.
Professora em Letras Português / Inglês, tem vasta experiência em sala de aula, do ensino fundamental, bem como ensino superior na área de língua e literatura, se destacando entre os grandes educadores de Fronteiras.
Ilza foi alfabetizada pela sua mãe (costureira), conhecida como Maria de Nequim e seu primeiro contato com a leitura foi através dos romances de cordel entre os quais podemos citar alguns: Iracema, O Pavão Misterioso, Coco Verde e Melancia. Encantada, ILZA levava adiante seu conhecimento, lendo diariamente para seus pais, vizinhos, crianças e idosos.
O cordel sempre marcante em sua vida, deixou em sua história seu primeiro namorado, o qual surgiu em uma roda de cordel e somente mais tarde a mesma descobriu os clássicos da Literatura Brasileira, Portuguesa e Universal.
Em 2017, passou a morar em Picos, onde graciosamente tornou como cenário das suas narrativas em cordel, um dos seus Reinos.
Obras da Autora:
A autora possui um livro poema: “Tudo é um Momento” e onze livros de cordéis publicados: “Nas Garras do Gavião”, “Maria das Tiras”, “A Saga de Antônio dos Andores”, “Anjos Ignorados no Vale do Guaribas”, “Dona Marluce – A sabedoria Vestida com o Robe da Simplicidade”, “Juanita das Sete Eiras”, “Os Fantasmas Secretos de Maria dos Anjos”, “A Saga Shakespeariana de Romeu e Julieta”, “Dona Guidé – Um Coração de Colibri”, “O Carisma Cordimariano de Maria Helena” e “Nísia Floresta – Entre Lutas e Controvérsias”.
A partir de agora, será discutido com a eleita os trâmites legais para a realização da sua posse que, segundo o estatuto da ALERP, deve ocorrer em até 60 dias, a partir da data do resultado da eleição.
Comentar matéria
Seja o primeiro a comentar esta matéria!
Mais de: noticias
Academia de Letras da Região de Picos -...
...
A Academia de Letras da Região de Picos - ALERP, lança o livro “Antologia: I...
A Academia de Letras da Região de Picos – ALERP em comemoração...
A OAB Subseção de Picos, juntamente com a ALERP - Academia de...
A Academia de Letras da Região de Picos - ALERP, dia 21 de outubro de 2023, dentro da...
© 2024 - Academia de Letras da Região de Picos - ALERP - Fale Conosco