ALERP
ALERP
30/03/2019 11:03:30 | Por: Josselmo Batista Neres | Visitas: 2601
Depois do dia de reis nasceu Rosa de Lima Araújo Luz, dia 07 de janeiro de 1947, na localidade Baixio de Ipueiras. Filha de Joaquim Martinho da Luz e Vicença Araújo Luz.
Começou a estudar na sua própria casa, sendo alfabetizada por seu irmão mais velho, Jonas de Araújo Luz, ex - frade e atualmente escritor. Cursou o primário no Instituto Monsenhor Hipólito, fez o curso ginasial no Ginásio Picoense e no Ginásio Estadual "Marcos Parente" e o curso secundário (Pedagógico) no Internato Santa Teresa de Jesus no Crato, Ceará de 1965 a 1967.
Em 1977, iniciou o curso de Licenciatura curta em Letras pelo UFPI, na capital do Estado, Teresina, vindo a concluí-lo no ano de 1979.
No decorrer na sua vida estudantil e profissional, sempre buscou ampliar seus conhecimentos, deixando a ociosidade de lado e preenchendo seu tempo com curso e seminários, oportunidade em que fez vários cursos preparatórios de corte e costura, bordado, crochê, culinária, educação física, educação musical, técnicas de ensino, entre outros. Também participou de treinamentos, seminários e encontros para discutir a educação, eventos promovidos pelo Sindicato dos Professores, na época Associação e pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí.
Profissionalmente, Rosa Luz, foi professora de 1º grau (primário) na Unidade Escolar Petrônio Portela (1968-1974); professora particular de Admissão (1970-1974); professora do 1º grau (primário) no Instituto Monsenhor Hipólito (1968-1974); professora de Português e Educação Artística no 1º grau (ginásio) na U.E. "Marcos Parente" de Picos de 1973 a 1979; professora de Português no esquema 3 da U.E. "Marcos Parente" de Picos de 1973 a 1979; professora de Português no 1º grau (ginásio) na U.E. "Vidal de Freitas" de Picos, nos anos letivos de 1975 a 1985; professora de Literatura Brasileira no Curso de Contabilidade na U.E. "Marcos Parente", nos anos letivos de 1980 a 1982.
Também foi professora de Português e Literatura Brasileira no Curso Cientifico na U.E. "Vidal de Freitas" de Picos de 1983 a 1985. Ainda exerceu os cargos de Coordenadora de Comunicação e Expressão e Diretora na Escola Técnica Estadual "Petrônio Portela" - PREMEN no período de 1986/88 e 1989/91, respectivamente. De março a junho de 1982 foi professora de Português no Ginásio Escolar e no Curso de Contabilidade, as únicas escolas de Alto Paraguai - MT. Como diretora do PREMEN, em setembro de 1989 coordenou o I Ciclo de palestras sobre a prevenção de drogas, que teve grande repercussão na época em todo o município e em várias outras cidades.
Em 1995, conseguiu uma façanha, foi eleita por unanimidade para ser a 1ª mulher a comandar um time de futebol profissional no Piauí, a Sociedade Esportiva de Picos - SEP, oportunidade em que elevou o esporte picoense e conseguiu a admiração dos desportistas, cronistas esportivos e das autoridades piauienses, pela forma como conduzia a equipe, pelo respeito dos jogadores e de toda equipe técnica. Sua gestão foi um marco na história da SEP.
Rosa Luz sempre esteve ligada com a sociedade picoense através de seus feitos e atuações na Associação de Professores do Estado do Piauí (APEP); no Centro de Estudos e Recreação do Magistério e na Associação Recreativa dos Professores (ARPEP).
A professora Rosa Luz foi mais além, sendo sócio-fundadora do Clube Cultural "Fontes Ibiapina", presidiu a entidade por duas gestões, sendo a primeira por aclamação e a segunda por eleição, sempre se dedicando à causa da cultura. Pela afinidade com a classe estudantil, aproximando aluno-direção, foi eleita professora orientadora do Grêmio Estudantil Severo Eulálio com sede na Escola Técnica Estadual Petrônio Portela - 1988.
Em 22 de outubro de 1989, foi sócio-fundadora da ALERP - Academia de Letras da Região de Picos, sendo a sua primeira presidente e a única mulher até hoje, eleita por aclamação, titular da cadeira nº 01 cujo patrono é o picoense Severo Maria Eulálio. Rosa Luz, através do Cube Cultural Fontes Ibiapina, foi responsável pela realização do encontro cultural que culminou com a criação da Academia de Letras da Região de Picos.
Ao longo da sua trajetória na educação e nas entidades que atuou, despertou a atenção das autoridades e recebeu como reconhecimento ao seu trabalho as homenagens prestadas pro vários segmentos da sociedade: Rosa foi agraciada com os Títulos de Amigo do 3º. BEC - Batalhão de Engenharia de Construção, Mulher Destaque 1989, Diploma como membro efetivo do Comitê Sesquicentenário "Castro Alves" de Taguatinga - DF, por seus serviços prestados junta à comunidade de Picos -PI e ainda recebeu as medalhas de Honra ao Mérito da Polícia Militar do Piauí, quando da passagem dos 155 anos da PM/PI e a Medalha de Honra ao Mérito do Armazém Paraíba, em 1996. Rosa Luz, para quem não sabe, já foi garota propaganda do Armazém Paraíba no rádio e na TV.
Rosa Luz é autora do livro: “Paisagens Poéticas: retratos e poesias”, em parceria com o escritor e também membro da ALERP, Francisco Valetin Neto. O livro foi lançado no dia 25 janeiro de 2014, no auditório da Associação Comercial e Industrial da Grande Picos.
A professora Rosa de Luz Araújo Luz, faleceu na manhã da quinta-feira, 09 de novembro de 2017, aos 70 anos de idade.
© 2024 - Academia de Letras da Região de Picos - ALERP