ALERP
ALERP
Filho de Antonio de Moura Fontes e Maria das Mercês Moura, Francisco de Moura Fontes nasceu no dia 20 de dezembro de 1947 no povoado Tanque município de Picos-PI. Aos 8 anos de idade, em um mês de escola, no interior de sua cidade foi alfabetizado pelo professor leigo: José Gomes Lacerda.
Aos 11 anos já trabalhava como lavrador. Em 1964 foi estudar no colégio Justino Luz no curso primário. Também estudou no Marcos Parente a 1ª e 2ª série do curso científico, concluindo em Teresina no colégio Elias Torres em 1973.
Ingressou no estudo superior na Universidade Federal do Maranhão no curso de Bacharel em Direito em 1979; iniciou o curso de Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão vindo a concluir no ano de 1983. Advoga nas áreas de Família e Sucessões e é professor com militância no ensino médio desde 1976 até hoje.
Quando ainda estava cursando o ginásio, fez o curso de datilografia no SESI; três anos depois fez o curso de Defesa Sanitária Vegetal. Também fez o curso bíblico, curso de supervisão escolar e curso de técnica de redação oficial.
Participou dos seminários sobre as problemáticas do menor, sobre a segunda Semana de filosofia em 1982, sobre a semana do professor "Luis Rego" e o seminário sobre a Vida e o Pensamento de Tcheilhard Cardin e Jean Paul Catre.
Trabalhou como professor de várias disciplinas no Colégio Estadual Marcos Parente do 2º. grau, Colégio de São Francisco, foi diretor da Escola Técnica Estadual Petrônio Portela - Premen (ambos em Picos), diretor da escola de ensino especial "Marieta Nunes Guimarães" (1991 a 1993), trabalhou como professor em colégios do Maranhão, foi presidente da APAE de Picos (1993 a 1995). Como advogado iniciou na Comarca de São Luís-MA (1979 a 1984), trabalha na Comarca de Picos até hoje e foi 1º secretário da OAB de Picos (2001 a 2003).
Já exerceu os cargos de Presidente do Clube de Integração "Professor Luis Rego", diretor e Presidente da APAE.
É membro e fundador da ALERP ocupando a cadeira de nº 18 cujo patrono é Hélio das Chagas Leitão. Também é membro fundador do Clube Cultural "FONTES IBIAPINA", Picos-PI e é mestre instalado da Loja Maçônica "Cavalheiros do Piauí". É casado com Maria dos Remédios Albano Fontes, desde 1977, enfermeira graduada pela Universidade Federal do Maranhão.
Francisco Fontes fez algumas "modestas poesias" como Por causa Dela, O Pôr do Sol, Meu Pé de Figueira, Minha Amada, Casa Velha Onde Nasci, Meus Doze Anos ". (1972)".
Atualmente, Fontes atua como professor (Escola Normal Oficial de Picos) e Advogado, militando na Comarca de Picos. Na Academia de Letras, exerceu por vários anos consecutivos a função de Tesoureiro.
© 2024 - Academia de Letras da Região de Picos - ALERP