ALERP
ALERP
O filho de Joaquim Monteiro de Carvalho e Joaquina Francisca de Moura Carvalho, Alberto de Moura Monteiro, nasceu em Picos no dia 11 de novembro de 1913. Formou-se Bacharel em Direito na cidade do Rio de Janeiro. Destacou-se nos meios políticos e literários, sendo admirado em todo o Piauí e em outros estados, pela sua honestidade. Casou-se com D. Laura de Brito, obtendo dessa união 6 filhos.
Em 1939, através de concurso público, ganhou perante o Tribunal de Justiça do Piauí, o lugar de Promotor Público de Picos, atuando até o ano de 1954, quando se transferiu para Teresina onde assumiria a 2ª Promotoria Pública da capital. Posteriormente, assumiria vários cargos naquele ministério, até de Promotor Geral do Estado.
Como político, foi eleito por 6 legislaturas consecutivas, perfazendo um período de 24 anos de vida parlamentar.
Dr. Alberto Monteiro exerceu como advogado e político vários cargos, tendo relevantes serviços prestados à comunidade picoense. Por ocasião dos festejos de comemoração do centenário da vila de Picos, proferiu brilhante conferência sobre os valores sócios culturais, históricos, geográficos, econômicos e patrióticos de Picos. Defendeu àquela época o projeto com pretensões à emissão do selo comemorativo aos cem anos de criação do município de Picos, tendo sido frustrado sua mobilização pelo deputado Alberto Luz. Dr. Alberto Monteiro foi laureado patrono de cadeira nº 06 da ALERP, tendo como ocupante, o poeta, engenheiro e empresário picoense Luis Bernardes de Lima.
Antes de sua morte elegeu um sucessor, o seu filho Fernando de Brito Monteiro, que foi reeleito pela quarta vez. Mesmo depois de sua morte, seus projetos públicos não foram desativados.
Morreu aos 73 anos deixando seus filhos educados e preparados para a vida.
© 2024 - Academia de Letras da Região de Picos - ALERP