ALERP
ALERP
No dia 30 de outubro de 1906 nascia João de Moura Santos, filho de Francisco de Moura Santos (Coronel Chico Santos) e Balbina de Moura Santos. Iniciou sua escolaridade fazendo o primário em Picos, sempre foi um bom aluno, sendo o primeiro da classe. Viajava de cavalo com os tropeiros, levando a comida já pronta, até Petrolina e de Petrolina pegava o trem com o destino a Salvador. Lá em Salvador-BA concluiu o ginásio. Naquele tempo não existia vestibular, se tivessem vagas disponíveis, a pessoa já estava garantida na Faculdade. E foi isso que fez, formou-se em medicina na década de 30 na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, sua especialidade era em clínico geral e foi o segundo médico a chegar à cidade de Picos, para chegar até os pacientes ia a cavalo, chegou a ir até Monsenhor Hipólito e Itainópolis a cavalo para atender pacientes. Exerceu a profissão de médico de 1930 até 1983, o último ano de sua vida aqui na terra.
Foi casado com Odete Veloso de Moura Santos. Tiveram 06 filhos: Ismênia de Moura Santos Albano, Ivone de Moura Santos Luz, Iara de Moura Santos Pereira, Francisco Veloso de Moura Santos, João Simplício de Moura Santos e José Horácio de Moura Santos.
Conta-se que durante a sua meninice gostava muito de jogar baralho,gosto que se perdurou até sua velhice, e também gostava de dançar.
Foi um grande político sendo deputado estadual e federal no período de 1946 a 1967. O primeiro partido de que fez parte foi do PSD, depois partiu para o MDB e por último fez parte do PMDB.
Dr. Moura como era conhecido, foi chefe do Posto de Higiene de Picos e da Maternidade, onde hoje funciona o açougue municipal.
Além de ser um lazer, trabalhava como agropecuarista, gostava muito de cuidar de seus gados. Tinha várias propriedades, onde hoje se encontra o assentamento União (localidade Veados) e também onde hoje está o baixio de Dr. Moura.
Veio a falecer no dia 26 de fevereiro de 1983 de um infarto.
© 2024 - Academia de Letras da Região de Picos - ALERP