ALERP
ALERP
Urbano Maria Eulálio nasceu no dia 06 de novembro de 1868, na cidade de Campo Maior-Piauí, filho de Antonio Maria Eulálio e Josefa Maria de Jesus Eulálio.
Iniciou os estudos em Campo Maior-PI, transferindo-se mais tarde para a cidade de Recife-PE, prosseguindo nos seus estudos, chegando a concluir o Curso de Bacharel em Direito no mês de maio de 1894 pela Faculdade Federal de Olinda-PE.
Urbano Eulálio iniciou sua carreira pública como Promotor na cidade de Imperatriz-MA, onde também se casou pela primeira vez com Galdina Cassiano Soares.
Anos depois, veio de Imperatriz-MA para a cidade de Picos-PI, tendo sido nomeado 2o. Juiz de Direito do Município. Algum tempo depois ficou viúvo, deixando do primeiro casamento duas filhas:
01. Maria da Conceição Eulálio casada com Gentil Freire, Fiscal de Renda Federal, e
02. Maria de Lourdes Eulálio, solteira.
Urbano Eulálio casou-se pela segunda vez em Picos-PI com Elisa Rosa Clementino de Sousa Santos que é filha de Severo Clementino de Sousa Santos e Rosa Elisa Clementino de Sousa Santos.
Urbano Eulálio foi Juiz de Direito em Picos-PI durante 30 anos e exerceu com a máxima integridade a sua função por todo esse longo tempo de trabalho, prestando serviços inestimáveis à Justiça em benefício da população do Município e toda a região, pois, naquela época, dependiam da Comarca de Picos os municípios de Fronteiras e Patrocínio, hoje Pio IX. Com muito sacrifício desempenhava sua função de Juiz, pois o acesso a essas localidades era bem difícil por falta de estradas, sendo as viagens feitas a cavalo.
Um acentuado espírito humano era apanágio da personalidade de Urbano Eulálio, pois por esses longos anos de juizado, ele assumiu por muitas vezes a paternidade de filhos órfãos por haverem perdido seus genitores e os criava até a idade adulta, encaminhando-os na vida profissional.
Um caso marcante aconteceu logo após a Lei do Ventre Livre, quando lhe foi confiada uma criança do sexo masculino a quem deu o nome de JOÃO URBANO. Com a criação, formação e orientações que deu a esse garoto com todo amor, o menino cresceu e se tornou Músico e Advogado Rábula, vindo a ser uma pessoa super grata, tornando-se um grande auxiliar de Urbano Eulálio na continuidade da sua importante função de Juiz.
Para ilustrar mais o seu espírito generoso, é do conhecimento geral que, após o falecimento dos seus pais, Dr. Urbano Eulálio desistiu da parte da herança que lhe tocava em favor dos demais irmãos, sob a alegação de que tinha sido o único a se formar, dando um sentido de recompensa.
Do segundo casamento de Urbano Eulálio e Elisa, resultaram dez filhos, tais como:
01. Urbano Maria Eulálio Filho (Urbaninho), comerciante e agropecuarista, casado com Gerusa Martins Neiva;
02. Rosa Elisa dos Santos Eulálio, solteira;
03. Celso Maria Eulálio, comerciante e político atuante, foi eleito Suplente de Senador e depois Prefeito de Picos em 1947, casado com Raimunda Granja Neiva;
04. Gentil Maria Eulálio, funcionário público, casado com Maria Maia Martins;
05. Antônio Maria Eulálio Neto, comerciante, casado com Luísa de Sousa Gomes;
06. Josefa Maria de Jesus Eulálio, professora;
07. Raimunda Santos Eulálio, casada com Emir Maia Martins;
08. Maria dos Anjos Eulálio Campos, funcionária pública, casada com Francisco Cariolano Campos Filho;
09. Dulce Santos Eulálio, Freira (religiosa);
10. Severo Maria Eulálio, Bacharel em Direito, Político, foi Deputado Estadual, Deputado Federal e Prefeito de Picos, casado com Isabel Leopoldino Dantas Eulálio.
É importante relembrar um categórico gesto por parte da sua família após a sua morte e de conteúdo histórico de suma importância que foi o ato de doação da Carta de sua Formatura e do Troféu conferido pela Faculdade ao Fórum de Campo Maior-PI pela ocasião de uma oportuna homenagem que foi concedida por aquele Fórum ao Dr. Urbano Maria Eulálio.
Urbano Eulálio faleceu repentinamente, vítima de um enfarte no dia 12 de setembro de 1931, ficando o seu exemplo de homem de elevada integridade moral na condução da justiça e com a compreensão sempre presente, em buscando a melhor alternativa nos julgamentos dos casos que lhe chegaram no decorrer de sua trajetória como Juiz de Direito. Deixou também o seu carisma de figura deveras importante e sensível aos acontecimentos ao seu derredor, atingindo a nível histórico.
Dr. Urbano Eulálio se esmerou em transmitir à sua descendência a dignidade que foi o marco constante ao longo de toda a sua vida.
© 2024 - Academia de Letras da Região de Picos - ALERP