ALERP
ALERP
Ronaldo Gomes (Francisco Ronaldo Gomes Costa), nasceu em Tauá-Ceará, em 26 de janeiro de 1972, Militar, poeta, cronista, contista, formado em Direito Penal e Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI, Pós-Graduado em Literatura Brasileira na Universidade Regional do Cariri - URCA-CE.
Filho de Francisco Gomes da Silva e Adelice Ferreira Costa e Silva é casado com: Marlange dos Santos Neiva Gomes Costa. Da união nasceram Déborah Neiva Gomes, Pâmela Neiva Gomes e Ronaldo Gustavo Neiva Gomes. É um dos fundadores e atual Presidente da União Picoense de Escritores - U.P.E. Escreve para jornais da cidade de Picos onde possui várias crônicas e artigos publicados.
Entre os artigos publicados podem ser destacados "Casa Nova", "Brasil, mordaça novamente não", "O medo" e "Meus Velhos Pais" e entre as crônicas podem ser destacadas "O Prato Picos", "Linguagem errada, Sinal errado - Regras de Trânsito infringidas, alegria dos foras da Lei" e "Olá Brasil, como vai?". Ronaldo Gomes tem publicado o livro denominado "Um Aluno Triste", e pretende publicar mais três livros em breve que são: "Poesia as Escuras", "Minha Pena", Encanto de Um Encontro".
Além de ser militar, trabalhou como professor substituto lecionando aulas de história e geografia na Unidade Escolar Marcos Parente de março a novembro de 2001. prestou serviços com estagiário na Escola Técnica Estadual Petrônio Portela (PREMEN) ministrando as disciplinas de redação, língua portuguesa e literatura no ano de 2003.
No dia 28 de dezembro de 2004, Ronaldo Gomes tomou posse na Academia de Letras da Região de Picos, ocupando a cadeira de nº 25 que tem por patrono o imortal acadêmico José Martinho Leal.
© 2024 - Academia de Letras da Região de Picos - ALERP