ALERP
ALERP
Francisco Valentim Neto nasceu no dia 09 de março de 1965, no município de Santo Antonio de Lisboa-PI, sendo os seus genitores o Sr. Valentim Francisco de Sousa e a Srª. Maria da Anunciação de Sousa Brito, porém, em razão dos seus pais residirem no município de São Julião-PI, o mesmo foi naturalizado nesse município.
Pelos idos do ano de 1971, iniciou o estudo das primeiras letras, no Grupo Escolar Alice Rocha, na cidade de São Julião. Em 1984, concluiu o Curso de Técnico em Contabilidade, ensino do 2º Grau (hoje ensino médio), no Colégio "Marcos Parente", em Picos-PI.
Desde os quinze anos de idade, Valentim Neto manifestou grande interesse pela literatura, especialmente pelo gênero poético quando iniciou a escrever os seus primeiros poemas.
Em novembro de 1987, após aprovação em concurso público realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, foi aprovado em 1º lugar para o cargo de Escrivão Judicial da Comarca de Bocaina-PI, função esta, que exerce até os dias atuais.
Em 14 de novembro de 1987, contraiu núpcias com a Srta. Maria do Carmo Leal, bocainense, filha de Pedro Belino Leal e Maria Antonia de Jesus Leal. Deste enlace matrimonial que perdura até os presentes dias, nasceram em 14 de agosto de 1998, os gêmeos Emmanuel Luther Valentim Leal e Erasto Loesther Valentim Leal.
Em agosto de 1995, após aprovação no vestibular, matriculou-se no curso Superior de Bacharel em Ciências Contábeis, pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Universitário de Picos, o qual concluiu no ano de 1989.
A leitura sempre foi um ponto marcante em sua existência, quando a partir do ano de 1980, iniciou a escrever as suas primeiras poesias. E desta lavra poética, veio a publicar em setembro de 2001, o Livro de Poesias "Horizontes da Liberdade".
Sendo uma das conquistas mais importante da sua arte literária, quando em fevereiro de 1983, foi o vencedor do I Concurso de Poesias de Picos, realizado pelo extinto Campos Avançado de Picos, com a poesia "Folhas Secas", entre os vários trabalhos apresentados por poetas picoenses.
Foi eleito como imortal da Academia de Letras da Região de Picos - ALERP, para a Cadeira nº 12, que tem como Patrono, o Dr. José de Deus Barros, tendo sido seu primeiro ocupante, Absolon de Deus Barros. Valentim Neto foi empossado em 07 de Fevereiro de 2004.
© 2024 - Academia de Letras da Região de Picos - ALERP