ALERP
ALERP
No dia 02 de janeiro de 1929, nascia em Picos José de Deus Barros. Seus pais eram: Francisco Geremias de Barros e Raimunda de Deus Barros. Iniciou seu estudo no grupo escolar Coelho Rodrigues em Picos.
Ao terminar o curso primário foi residir em Fortaleza em companhia dos pais, onde continuou com brilhantismo os estudos. Terminado o 2º grau, ingressou no curso superior depois de aprovado com distinção no vestibular.
Em primeiro lugar formou-se em Letras pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza, e posteriormente formou-se em Ciências Jurídicas e Sócias pela Universidade Federal do Ceará, ainda como estudante foi nomeado oficialmente pelo Reitor da Universidade para saudar em italiano o Cônsul de Direito, foi novamente nomeado pelo Reitor como orador oficial da turma.
Depois de formado, Dr. José de Deus Barros, voltou o residir em Picos, sua terra natal. Nessa época foi eleito Prefeito Municipal de Itainópolis, graças ao conceito de que desfrutava naquela região.
Posteriormente casou-se com a senhorita Adagilsa Hélia de Deus Barros, sua prima, dileta filha do saudoso homem público, João de Deus Filho, já falecido. O casal teve sete filhos.
Depois de algumas atividades advocatícias no Ceará e Piauí, resolveu ingressar no Ministério Público, e depois de aprovado em concurso foi nomeado promotor da Comarca de Pio IX, posteriormente promovido para Paulistana, Oeiras e por último Picos, onde faleceu no exercício do cargo.
José de Deus Barros foi homenageado, dando nome a uma escola pública estadual no bairro Parque de Exposição e à Penitenciária Regional de Picos.
O Dr. José de Deus Barros era considerado como um dos advogados mais cultos do Piauí, pois conhecia perfeitamente os princípios de Direito e Justiça.
© 2024 - Academia de Letras da Região de Picos - ALERP