ALERP
ALERP
Naziozênio Antonio Lacerda é professor universitário, licenciado em Letras. Nasceu no dia 25 de fevereiro de 1958 em Fronteiras - Piauí e é filho de Antonio Francisco Lacerda e Francisca Maria de Almeida. Casou-se em Simões-PI com a professora Maria de Fátima de Carvalho Lacerda com quem tem 03 filhos: Elmano Zagner, Engels Zalmom e Érica Zânia.
Iniciou seus estudos em Fronteiras no ginásio N. S. de Fátima. Depois seguiu para Teresina-PI, a fim de cursar o ensino médio no Colégio Agrícola de Teresina (CAT), concluído o curso técnico em agropecuária no ano de 1978. Ingressou na Faculdade de Formação de Professores de Araripina (FAFOPA), no Pernambuco, obtendo a primeira colocação no vestibular, para cursar Licenciatura Plena em Letras-Habilitação Português/Inglês, no período de 1981 a 1985. Ainda em Araripina - PE, fez pós-graduação lato sensu em Letras/Português na AEDA (Autarquia Educacional no Araripe) em 1986/87. De 1998 a 2001, fez mestrado em Letras, área de concentração lingüística Aplicada, na PUC/RS ( Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) em Porto Alegre-RS.
Profissionalmente trabalhou treze anos como Técnico da EMATER-PI. No magistério trabalhou como professor de técnicas agrícolas, professor de literatura brasileira e redação e expressão na Unidade Cenecista Paiva Lima em Simões-PI. Começou a carreira de professor universitário na FAFOPA (Faculdade de Formação de Professores de Araripina), ministrando disciplinas da área de Lingüística durante 05 anos. Em 1992, foi aprovado em concurso público para professor efetivo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na área de lingüística e língua portuguesa, sendo lotado no Campus de Picos. A partir de 2004, foi removido para o Campus da UFPI em Teresina-PI. Também é professor em cursos de pós-graduação.
Buscando maior qualificação participou de vários cursos de aperfeiçoamento e de atualização nas áreas técnica e educacional. Tem participado de congressos, simpósios, seminários e correlatos. Apresentou artigo em sessão de comunicação individual no III Congresso Internacional da ABRALIN (Associação Brasileira de Lingüística), realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no Rio de Janeiro-RJ em 2003. Ministrou um minicurso na Reunião Regional da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) em Teresina em 2004. Sua produção literária consta de um conto: Uma Noite de Rotina (1986) e duas crônicas: O Mendigo (1983) e Natal Noel (2003). Tem se dedicado mais à produção acadêmica, escrevendo Aspectos Sintáticos na Linguagem Regional da Chapada do Araripe (Monografia, 1987), A Importância dos Implícitos no Discurso Político (Dissertação de Mestrado, 2001) e artigos científicos: A Questão da Não-Linearidade no Hipertexto (2002) e O Cálculo das Implicaturas no Discurso Político: Uma Aplicação do Modelo Clássico de Grice (2003).
Na cidade de Simões exerceu cargos de confiança e de coordenação e prestou serviços de assessoria e consultoria. Coordenou o curso de pós-graduação lato sensu em lingüística pela UFPI.
É membro de varias entidades, entre as quais a Associação Brasileira de Lingüística (ABRALIN) e a Associação Brasileira de Semiótica (ABS). Em sua trajetória de vida, colaborou com vários órgãos, sendo, inclusive, correspondente do Jornal de Picos.
Pela sua prestatividade, recebeu em 1992 o título de cidadania conferido pela Câmara Municipal de Simões e foi homenageado em 1986 com a placa de prata pela Emater.
Foi candidato a prefeito nas eleições de 1996 no município de Simões- PI.
Tomou posse na ALERP em 1994, ocupa a cadeira n° 14 e tem como patrono Padre Marcos.
© 2024 - Academia de Letras da Região de Picos - ALERP