ALERP
ALERP
Olivette Rufino Borges Prado Aguiar nasceu no dia 21 de maio de 1957 em Teresina-PI, sendo filha de Benjamim Pires Borges e Olívia Rufino Borges. É casada com o Cel. Francisco Prado Aguiar com quem tem três filhos: Hassan, Olívia Maria e Yasmim Maria.
Em Picos estudou no colégio Monsenhor Hipólito, Colégio Marcos Parente e Vidal de Freitas, tornando-se uma das principais atletas da equipe de Handbol organizada por sua mãe Olívia Rufino, professora de educação física da época. Concluiu seus estudos em nível médio no colégio Objetivo em Brasília-DF em 1977, ingressando, no mesmo ano, no curso superior de Educação Física.
Sua busca por um curso superior de qualidade nesta área levou a acadêmica a transferir-se, no ano de 1978, para a Escola Superior de Educação Física em Belém do Pará, por ser uma referência a nível nacional, permanecendo na instituição até o final do mesmo ano. No ano de 1979 transfere-se para a Universidade Federal do Piauí.
Nesta Instituição de Ensino Superior, submeteu-se a teste seletivo, passando a compor o Grupo de Dança desta Universidade sob a coordenação da professora Lídia Tobias, apresentando-se em eventos na capital e outros municípios piauienses. Foi professora de ginástica estética e dança moderna em diversas academias teresinenses.
Em março de 1981 passa a integrar o corpo técnico da Universidade Federal do Piauí no cargo de Auxiliar administrativo lotada na Divisão de Pessoal, transferindo-se, no ano seguinte para a Coordenação de Assuntos Culturais da Instituição, passando a trabalhar com o saudoso Prof. Noé Mendes, grande admirador e defensor da cultura piauiense. Sob sua coordenação desloca-se para a cidade de Oeiras-PI, onde ministra cursos de atualização para professores da rede pública e cria o Grupo de Dança de Oeiras, vinculado ao Centro Cultural deste município.
Conclui sua Graduação em 1982 e retorna à cidade de Picos, onde conhece e contrai matrimônio com o tenente Prado no ano seguinte. Logo em seguida retorna à querida cidade de Oeiras para acompanhar o esposo, transferido para comandar a Companhia de Polícia Militar da referida cidade, permanecendo até o ano de 1986. Nesse ínterim, reativa o Grupo de Dança e desenvolve outras atividades pela Secretaria de Cultura do Estado no Museu de Arte Sacra de Oeiras.
Ao retornar à Cidade de Picos assume a Coordenação de Educação Física da Escola Técnica Petrônio Portela-Premen, e reassume suas funções na biblioteca da Universidade Federal do Piauí-Campus de Picos, ministrando vários cursos de dança para crianças e adolescentes, e cria o Grupo de Dança do Campus de Picos, composto por alunos dos cursos de Letras e Pedagogia. foi professora dos cursos de Educação Física e Pedagogia na UESPI-Campus de Picos em períodos especiais. Concluiu curso de especialização em Ensino pela Universidade Federal do Piauí em 2001, o Mestrado em Educação em 2002, apresentou trabalhos em vários Congressos e Encontros de Pesquisa nacionais, apresentou o trabalho sobre sua dissertação de Mestrado no Congresso da AFIRSE em Lisboa-Portugal e submeteu-se a concurso público para professor Assistente na UFPI no mesmo ano, obtendo o primeiro lugar.
Tem artigos publicados na Revista do Mestrado em Educação em Teresina-PI, na Revista de Ciências Humanas da Universidade de Criciúma-RS, livros publicados em parceria e individualmente, e no momento, cursa o Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, sendo recém eleita coordenadora adjunta da base de pesquisa FORMAR do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Piauí, vinculada ao Programa de Pesquisa do CNPQ.
© 2024 - Academia de Letras da Região de Picos - ALERP