ALERP
ALERP
José Evilásio de Moura nasceu em Picos - Piauí no dia 07 de setembro de 1961. É filho de Francisco de Sousa Filho (In memoriam) e Raimunda Evangelista de Moura Sousa. Tem como sua companheira há mais de duas décadas Osanilde Nogueira Santos de Moura e dessa relação têm três filhos: Érick Jung Santos de Moura, Vanessa Santo Moura e Larissa Mylena Santos Moura
Evilásio Moura iniciou seus estudos em escolas públicas municipais naUnidade Escolar Nossa Senhora dos Remédios e Estaduais na Unidade Escolar Coelho Rodrigues, Unidade Escolar Marcos Parente (Picos - Piauí) no período de 1971 a 1974. Cursou o ginásio na Unidade Escolar Desembargador de Vidal de Freitas (Picos - Piauí), no período de 1975 à 1979. Iniciou o colegial em Teresina, no Cursão(1979 a 1980) e concluiu o ensino médio em Recife - Pernambuco,(1980 a 1981) no Colégio Radier. Em seguida prestou vestibular para Psicologia em São Paulo e foi aprovado no curso de Psicologia na F.A.P.A( Faculdade Paulistana de Ciências e Letras )onde se formou e licenciou-se e em Psicologia no período de 1982 à 1986.
Durante sua formação, fez vários estágios, como: na clínica da F.A.P.A, no Laboratório Central de Psicotécnica, na Penitenciária Feminina da capital. Trabalhou como Instrutor de Treinamento da empresa Septem(1984 a 1985), prestando serviço de consultoria em dezenas de empresas na capital e da grande São Paulo, aplicando os conhecimentos da Psicologia em várias instituições privadas do Estado.
Em 1987 na sua formatura recebeu proposta de trabalho do seu professor por ter sido segundo o mestre, um aluno excelente, mas não exitou em dizer-lhe que a sua missão seria na sua terra natal, apesar de todas as vicissitudes que iria encontrar e retornou a Picos, agora formado tendo como meta atuar como psicólogo clínico (Psicoterapeuta) onde instalou seu consultório na rua coelho Rodrigues Centro de Picos e passou a clinicar, posteriormente, montou a Cínica Integrada Ltda ofício que com amor e dedicação exerce até hoje. Paralelamente a área clínica, ingressou no magistério, inicialmente ministrando aulas de Psicologia Geral, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Escola Normal Oficial de Picos (ENOP) no período de 1988 à 1993; Foi também Professor de Filosofia na Unidade Escola Desembargador Vidal de Freitas (Polivalente); com a disciplina, Introdução à Filosofia e Posteriormente ministrou aulas de filosofia e orientação vocacional no colégio São Lucas e somente em -1992 foi o primeiro professor aprovado em teste seletivo para ministrar aulas de psicologia na UFPI - Universidade Federal do Piauí Campus de Picos, como professor substituto por um período de dois anos. Professor de Psicologia e Filosofia, nos cursos de Pedagogia e Letras da Universidade Federal do Piauí - Campus de Picos - UFPI no ano de 1993 e 1994; Em seguida através de teste seletivo, tornou-se professor da UESPI campos de Picos no período regular e de férias em todos os cursos existentes na época, sempre na área da psicologia. onde ministrou aulas de psicologia por doze anos, nos cursos de Ciências Contábeis, Biologia, Enfermagem, Administração, Computação, Normal Superior, Jornalismo, História no período regular e especial; Foi escolhido nesse período através de eleição para dirigir a Uespi campos de Picos onde ficou no cargo por três anos na qual ajudou a expandir a Uespi considerado período áureo da universidade, formando alunos de toda macroregião de Picos e foi escolhido pela reitoria como diretor, destaque do campis do Estado, recebendo a incumbência de ser o único diretor a participar em Fortaleza- CE do Forum de reitores das universidade municipais e estaduais de todo Brasil. Diretor da Universidade Estadual do Piauí - Campus de Picos, no período de 1995 a 1998; Psicoterapeuta desde a fundação da Clínica de reabilitação Santa Ana, no período de 1992 a 1994; Fundou e foi eleito o primeiro Presidente da Associação Picoense de Psicólogos (APSSY)
Durante os primeiros anos de trabalho ministrou palestras sobre diversos temas em vários escolas públicas e privadas de Picos e cidades da macroregião, com o intuito de divulgar a importância da profissão bem como o seu nome. No campo profissional como Psicólogo foi um dos pioneiros, instalou o seu consultório em Picos como Psicoterapeuta desde 1987 até a presente data; É Psicólogo Perito do DETRAN e diretor presidente da AUTOMED - Clínica de Avaliação Médica e Psicológica em Transito,. É Psicólogo da APAE de Picos desde 1987 quando regressou a Picos inicialmente como voluntário até a presente data. Nesta instituição foi eleito presidente por dois mandatos. Exerce a função de psicólogo da educação na 9ª. Gerência Regional de Educação de Picos - GRE,, como Orientador Educacional, onde desenvolveu o Projeto "Viver e Conviver" Serviços de Apoio Psicológico à Educação.
Em Picos ministrou vários cursos e palestras nas Universidades: UFPI e UESPI, e em muitos Colégios Públicos e Privados de Picos e da grande região, e até em universidades de outros Estados.
Fundou e participou ativamente de várias instituições em Picos, como: Grupo Ecológico de Picos,(GECOPI) oportunidade em que desenvolveu várias ações ambientalistas bem como, programa de rádio intitulado "A voz da Ecologia";participou da produção do documentário "Rio Guaribas" fundou o grupo de estudos científicos de Picos; membro fundador da Associação Picoense de Profissionais Universitários; membro fundador e Presidente da SOPAM (Sociedade Picoense de Apoio ao Menor); membro fundador do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar de Picos, eleito pelo voto popular para a primeira diretoria.
Durante esses 50 anos de vida, José Evilásio Moura já participou de inúmeros cursos, especialização, treinamentos, congressos (nacionais e internacionais) seminários, cursos, fórum, colóqueos, encontros e conferências como participante ou ministrante
Concluiu o curso de Letras pela UFPI - Campus de Picos e Pós-graduou-se em: Gestão Empresarial pela UESPI - Campus de Picos e especialização em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes no Rio de Janeiro. É mestrando em educação pela UTIC - Universidade Tecnológica intercontinental.
Dr. Evilásio tem vários artigos publicado nos jornais da cidade de Picos, tem artigos literários e científicos não publicados. Em 2009 publicou o seu primeiro livro intitulado, Cosmologia: Psicologia Transpessoal - visão holística. Considerado um profundo tratado de psicologia com dez módulos composto por mais de setenta temas e mais de duzentos subtemas.(esgotado) Evilásio tem contribuído muito para o crescimento e engrandecimento da cultura picoense. É um estudioso e pesquisador da mente humana. Está reeditando seu livro em três volumes.Psicologia Transpessoal, Saúde Mental, Filosofia e metafísica É membro efetivo e perpétuo da ALERP - Academia de Letras da Região de Picos, ocupando a cadeira nº 15, eleito em 1982, cujo patrono escolhido foi o cônego honorário da Catedral de Teresina, Monsenhor João Hipólito Ferreira de Sousa. Foi intitulado de amigo da Academia, membro integrante de diversas diretorias e presidente da ALERP no biênio de 2010/2011.Tem o título de amigo das APAEs pela Federação das APAEs do Piauí
Evilásio Moura tem uma participação ativa na vida cultural, política e social de Picos. Foi membro fundador do PSDB de Picos em 1988, participante das diretorias, chegou a ser presidente do partido, após a morte de Sr. Waldemar Rodrigues.
Atualmente, desenvolve atividades profissionais em Picos e região como Psicólogo dos CRAS de São José do Piauí, Massapê do Piauí neste é concursado, Faz avaliação Psicométrica em Fronteiras, Pio IX, Paulistana, em toda região e até na região do sul do Estado. É professor de Psicologia da Faculdade R. Sá, desde a fundação até a presente data, nos diversos cursos- Direito, Serviço Social, Administração,, Pedagogia e Contabilidade, e |Jornalismo. Psicólogo do CAPS-ad de Picos desde a fundação em 2007 até 2012. È estudioso do comportamento Humano e do universo
Endereço residencial
Ruia Zuza Lino, 1180 Bairro Canto da Várzea Picos PI
Tel. Res. 3422-2648 - Cel.(089) 9973-3086
Email - evilasiopsicologo@hotmail.com
Endereço Profissional
Trav. 15 de Novembro, 133 Sala 101
© 2024 - Academia de Letras da Região de Picos - ALERP