ALERP
ALERP
De origem humilde, Odorico Leal de Carvalho, filho de Antonio Rodrigues de Carvalho e de Luzia de Carvalho, nasceu no dia 02 de novembro na cidade de Bocaina, vizinha cidade de Picos. Casado com Maria das Graças Rodrigues Leal de Carvalho, Odorico tem 4 filhos: Janice, Sâmia, Odorico Júnior e Marcos Clint.
Desde criança, demonstrava aptidão para a música, começando a cantar em programas de calouros, no final dos anos 60 e no início dos anos 70. Foi Crooner de conjuntos de bailes por mais de 10 anos. Primeiro trabalhou com os rebeldes em 1969, depois, com MC-8, conjunto de grande sucesso em todo o estado do Piauí.
Em 1983 partiu para a carreira solo, com a gravação do seu primeiro LP, que foi bem aceito pelo público, virando sucesso nas regiões de divulgação. Um ano depois gravou outro disco (LP) intitulado "Novo Amanhã".
Com o lançamento em 1986, do LP "CHUVA", Odorico estourou em varias áreas do Nordeste. Em 1988 lançou o LP "Experiências Vivas", voltando a gravar somente em 1992 o CD "Canto de Esperança". No ano de 2002, lançou uma coletânea com os seus maiores sucessos chamada de "As 20 Especiais".
Em sua carreira musical participou de vários programas televisivos, inclusive de projeção nacional como o programa do Bolinha, oportunidade em que conheceu Leandro e Leonardo, no início da carreira de sucesso da dupla sertaneja. Odorico é tido como referencia musical e intelectual no setor, pelo seu vocal, pelas suas composições e comportamento no meio artístico.
Recentemente aposentado pelo Banco do Brasil, Odorico Carvalho, dedica seu tempo para ser pai, esposo e estudante, dos mais aplicados. Através de vestibular iniciou o curso de Direito pela Universidade Estadual do Piauí e já se encontra habilitado para exercer a profissão, pois logrou êxito no exame da OAB e atualmente está cursando Comunicação Social pela UESPI - Campus de Picos e não pensa em parar, com seu jeito simples e tímido, tem muitos projetos a serem outros projetos na área de comunicação, onde tem atuado há mais de 20 anos , sendo co-fundador do Jornal de Picos, Voz do Povo e Folha Picoense. Atuando também como comunicador de radio com um programa de entretenimento e informação que está no ar há 7 anos, através da Rádio FM Grande Picos.
É membro da Academia de Letras da Região de Picos, tendo tomado posse a 12 de agosto de 1995, ocupando a cadeira de Nº. 16.
© 2024 - Academia de Letras da Região de Picos - ALERP