ALERP
ALERP
Nasceu em Mamanguape – Paraíba. Casou-se a 1ª vez com a Dona Isabel Pessoa de Albuquerque, natural de Natal, hoje Monsenhor Gil – PI, onde foi professor.
Veio para Picos como seminarista, fazendo parte de um grupo trazido pelo 1° bispo do Piauí, Dom Joaquim Antônio de Almeida. Cursou o seminário de filosofia e teologia, deixou no 2° ano de ecologia. Deixando o seminário dedicou-se exclusivamente ao magistério primário.
Aqui em Picos, fundou um colégio com turmas mistas, sendo ele diretor do mesmo, preparou muitos alunos de primário e para o ginásio, muitos deles fizeram carreira em advocacia, magistério, medicina, jornalismo; etc. A fundação do grupo se deu em Setembro de 1966 e como homenagem a este bondoso homem de mera educação, recebeu o nome de “Grupo Escolar Miguel Lidiano”, situado no Bairro Junco, hoje funciona como Unidade Escolar Miguel Lidiano. Durante a inauguração do mesmo houve um discurso, que deteriorado devido às constantes inundações ocorridas naquela época. Consta-se através de um registro guardado na Unidade Escolar Miguel Lidiano que naquele período o Senhor Helvidio Nunes de Barros era secretario de Obras Públicas, Petrônio Portella Nunes era governador no ano de sua fundação e naquela época a cidade tinha como prefeito o Sr. João de deus Filho, estando todos presentes no bairro Junco para aquela solenidade de inauguração.
Para atender as necessidades dos alunos, somente no ano seguinte foi possível a organização das salas de aulas, que eram montadas com carteiras duplas, mesas para professores e estantes. Em 15 de março de 1967, foi que teve o seu 1º dia de aula.
Em Valença – PI, foi professor, depois veio para Picos, onde trabalhou no colégio do professor Mario Martins, com sua saída ele fundou o colégio Felisberto de Carvalho, com turmas mistas, sendo ele diretor do mesmo, com toda dedicação e eficiência, no local que atualmente funciona o Fórum.
Preparou muitos alunos de primário, graças ao seu desempenho de um grande mestre, que lutou pela educação de muitos e hoje graças ao seu esforço vemos os seus frutos. Soube nos dar um exemplo de pessoa humana que soube antes de tudo valorizar o ensinamento, como base essencial do homem, para entrar na sociedade, visando sua integração e formação na comunidade em que viveu.
© 2024 - Academia de Letras da Região de Picos - ALERP