ALERP
ALERP
Renato Santos Duarte nasceu em Picos no dia 26 de dezembro de 1941 onde viveu a infância e parte da adolescência.
Bacharel em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Pernambuco iniciando em 1963 e concluído em 1966. Em janeiro e fevereiro de 1965 fez o curso de Teoria Econômica e Avaliação de Projetos, promovido pelo Banco do Nordeste do Brasil, S/A, na cidade de Fortaleza. No ano seguinte no mesmo período fez o curso de Iniciação à Técnica de Administração de Empresas, sob o patrocínio da SUDENE e Universidade Federal da Bahia.
Renato Duarte possui mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Vanderbilt (E.U.A) realizado no período de 1968/1969; PhD em economia pela Universidade de Glasgow, Escócia, com a tese: "Migration and Urban Povert in Northeast Brazil (1976/1979); pós-doutorado no University College London, na qualidade de "Visiting Research Scholar" em maio de 1987 a julho de 1988.
Renato Duarte já recebeu vários prêmios e foi homenageado muitas vezes. Em 1966 recebeu o prêmio Banco Nacional do Norte, prêmio Cotonifício Othon Bezerra de Mello e prêmio Banco Econômico da Bahia, por ter sido o aluno laureado da turma de concluintes do curso de Economia da UFPE. Foi parafino dos concluintes do curso de economia da UFPE, nas turmas de julho de 1980, janeiro de 1983 e março de 1990, orador das aulas de encerramento do curso de Economia da UFPE, julho de 1980, janeiro de 1981 e março de 1982. Foi sócio-fundador da Associação Inter-Iberoamericana de Ciências Sociales, sediada em Albuquerque, nos Estados Unidos em 1974, foi congratulado pela publicação do livro "Picos: Os Verdes Anos Cinqüenta" em sessão do dia 30 de agosto de 1991, aprovada por decisão unânime do plenário da Câmara Municipal de Picos.
Foi professor homenageado pelos concluintes do curso de Economia da UFPE, nos anos de 1971,1982,1985,1986,1989,1991/1º, 1991/2º, 1992/2º, 1993/2º, 1994/2º, homenageado com a medalha do mérito do Servidor da Fundação Joaquim Nabuco, versão 2002, na categoria Prata, outorgada aos funcionários que, tendo completado 20 anos de serviços na instituição, se distinguiram pela dedicação e eficiência (...) e tiveram "desempenho reconhecidamente meritório, contribuindo de forma efetiva para realização dos objetivos institucionais". Também recebeu o título de cidadão honorário do município de Itainópolis (PI) em 15 de abril de 2003.
Renato estagiou durante dois anos, como bolsista, no Departamento de Estudos Econômicos do Banco do Nordeste do Brasil S/A, foi professor do Superintendente Adjunto da SUDENE.
Em toda a sua vida, Renato trabalhou em vários campos, tendo trabalhado como editorialista do "Jornal do Economista", foi pesquisador do CNPq, foi membro do conselho editorial da revista da ABET (Associação Brasileira de Estudos do Trabalho) em 2003, dentre os vários cargos de relevância ocupado por Renato Duarte.
Em suas atividades acadêmicas participou de vários seminários, palestras nos E.U.A, em Recife, Sergipe, Salvador, Teresina, Manaus, na Líbia, em Pernambuco, São Paulo, no Equador, Brasília, no Peru, no México e em várias outras regiões do Brasil. Também trabalhou com professor da UFPE (Universidade Federal do Pernambuco) sempre lecionando sua especialidade que é economia.
Possuidor de uma inteligência admirável, participou de várias pesquisas como relator, coordenador, consultor, co-diretor e organizador de pesquisas sobre: recursos humanos, seca no Nordeste, as necessidades de treinamento para a população economicamente ativa, sobre dinâmica e transformações da economia do Nordeste, entre outras pesquisas.
Como escritor tem artigos publicados em várias revistas e livros como o enfoque sobre: trabalho, seca, a industrialização política, com o olhar voltado para a economia que é o tema central de seus artigos e livros.
Para a sociedade de Picos sua maior contribuição foi a publicação do livro "Picos: Os Verdes Anos Cinqüentas", 1ª e 2ª edição. Este livro faz uma descrição detalhada da vida em Picos entre o final dos anos 40 e início dos anos 50. O livro ainda apresenta um precioso glossário de expressões curiosas e de palavras não encontradas no dicionário ou com outro significado no uso local.
Renato Duarte tomou posse na ALERP no dia 12 de janeiro de 1996, data em que também foi lançada a segunda edição do livro "Picos: Os Verdes Anos Cinqüenta" onde essa solenidade foi prestigiada por diversas autoridades e bem elogiada pela critica da época. O evento de solenidade contou com a presença maciça da comunidade culta de Picos e o exemplo e colaboração do jornalista Erivan Lima, da professora Mundica Fontes e da Miraceu. Renato Duarte disse que identificou duas coincidências felizes e particulares, ao comparar os lançamentos das duas edições do seu livro. A primeira foi lançada no Instituto Monsenhor Hipólito em noite memorável, quando era presidente da ALERP a professora Rosa Luz, a sua gestão correspondeu à fase heróica da constituição e crescimento da Academia. A segunda edição foi lançada no Picoense Clube, quando a ALERP era presidida pelo Dr. Edvaldo Moura, fase em que a ALERP atingiu a maturidade e presença na vida cultural de Picos.
Atualmente Renato Duarte reside em Recife, não o distanciando de Picos, onde faz parte da ALERP, ocupando a cadeira nº 20 tendo como patrono Carlos Castelo Branco.
© 2024 - Academia de Letras da Região de Picos - ALERP