ALERP
ALERP
Boa noite,
É COM UMA IMENSA SATISFAÇÃO que recebi a missão de fazer a saudação do neófito acadêmico Josselmo Neres.
Hoje estamos experimentando mais uma vez o novo, apesar da resistência que a sociedade e a comunidade de um modo geral têm em receber o novo, em fazer as mudanças, mas, como a natureza é sábia, o novo sempre surge com as necessidades de se renovar naturalmente, como acontece com a nossa ALERP - Academia de Letras da Região de Picos, determinando que as mudanças e inovações aconteçam de tempo em tempo.
Sempre que um confrade parte para apreciar a sua intelectualidade em um novo espaço, no oriente eterno, surge a necessidade de mudança, de inovar recebendo um novo, que é chamado para contribuir com a entidade. Este, por sua vez, tem a oportunidade de motivar a entidade renovando as discussões e se fazendo presente nessa inovação, bem como poderá também passar despercebido, com a sua presença ignorada, sendo como o vento que passa e melhora o ambiente ou como a poeira que passa e deixa sujeira, ou ainda poderá passar como um vendaval, uma tempestade, que, apesar de virar tudo de um lado para outro, contribuirá com a reconstrução desse ambiente adequando-o ao momento, fazendo com que todos se mexam e se adequem à modernidade e à evolução dos tempos.
Josselmo Batista Neres, que nasceu em São Miguel do Fidalgo (na época, povoado do município de São José do Peixe - PI), é filho de Raimundo Neres Neto e de Maria do Socorro Batista Neres. Reside há mais de 15 anos em Picos, é divorciado e do relacionamento dissolvido tem uma filha, Letícia Marques Batista.
É bancário do Banco do Brasil, graduado em Licenciatura Plena em Letras e Bacharelado em Administração de Empresas, ambos pela Universidade Federal do Piauí - UFPI, campus de Picos. Acadêmico do curso de Direito, no Instituto de Educação Superior Raimundo Sá – IESRSA (Faculdade R. SÁ). Possui especialização em Gestão Pública pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá - FIJRJ e em Administração Pública Municipal pela Universidade Federal do Piauí - UFPI.
Josselmo Batista Neres possui as seguintes obras:
A Arte de Transmitir a Mensagem, livro de poemas publicado em dezembro de 2012, prefaciado pelo professor, escritor e membro da Academia de Letras da Região de Picos - ALERP Francisco de Assis Sousa, com apresentação escrita pelo Professor de Linguística da Universidade Federal do Piauí - UFPI Luiz Egito de Sousa Barros;
Liberdade Clandestina, livro de crônicas publicado em setembro de 2015, dentro da programação do Salão do Livro Vale do Guaribas - SALIVAG, prefaciado pelo escritor e membro da Academia Piauiense de Letras - APL José Ribamar Garcia; e
Secreta Razão, também um livro de crônicas, publicado em dezembro de 2017, neste auditório da Academia de Letras da Região de Picos, prefaciado pelo escritor Eneas Barros.
Além dos três livros supracitados o autor também tem uma participação no livro “Antologia Poética - Prêmio Sarau Brasil (2017)”, lançado pela Editora Vivara, com o poema “Pensamentos dela”, classificado no Concurso Nacional Novos Poetas.
Nos anos de 2002 e 2003 foi colaborador, escrevendo poemas para o Jornal “FATOS – O INFORMATIVO QUE TRAZ A REALIDADE ATÉ VOCÊ”, editado pelo Diretório Acadêmico da Universidade Federal do Piauí - UFPI, e atualmente colabora, como cronista, no Jornal Diário do Povo do Piauí, com sede em Teresina, desde 2013, e ainda mantém um blog na internet com publicações de poemas, crônicas e artigos.
© 2024 - Academia de Letras da Região de Picos - ALERP