ALERP
ALERP
20/02/2022 18:37:40 | Por: Josselmo Batista Neres | Visitas: 325
imagem: Divulgação
Meus caros leitores, prudentemente fui intimando pela faculdade do raciocínio a ortografar sobre o espaço percorrido pela expedição entre o município de Picos, no Sudeste do Piauí, e Cajueiro da Praia, no litoral piauiense. O evento literário denominado de “Sarau à Beira-Mar” foi promovido pela Academia de Letras da Região de Picos – ALERP, e os membros da Casa de Cultura que fizeram parte da tripulação, acompanhados de familiares e amigos, foram os seguintes: Cleânia de Sousa Sales, Deolinda Maria de Sousa Marques, Francisco das Chagas de Sousa, João Erismá de Moura, José Evilásio de Moura, Josselmo Batista Neres e Vilebaldo Nogueira Rocha.
Antes que a memória falhe e o registro da história caia no esquecimento, vou seguir as recomendações do deus egípcio Thoth e fazer as anotações para manter vivo o arquivo da existência. A excursão tem como ponto de partida o bairro junco, passando pela Praça Félix Pacheco, centro de Picos. A saída ocorre na sexta-feira, dia 12 de julho de 2019, às 04h25min, fuso horário de Brasília.
Em direção ao destino, às 06h43min a caravana faz uma parada no posto de combustível Santa Lúcia, em Elesbão Veloso, para a comilança e em seguida ao lanche da manhã, às 07h06min o roteiro continua. A pausa subsequente foi às 09h16min no posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR 316, bairro Esplanada, na chegada de Teresina no sentido Demerval Lobão a Teresina, e após 4 minutos a peregrinação prossegue pelo Rodoanel. Na saída de Teresina sentido à cidade de Altos, às 09h56min a Sertão Turismo, micro-ônibus de 32 poltronas cedido a frete à ALERP, fez mais um pit stop. O intervalo na casa de pasto ocorre em Capitão de Campos, às 11h50min e depois do almoço, às 12h55min o pequeno ônibus avança. Depois de percorrer o trajeto por 12 horas e 26 minutos, às 16h51min os passageiros a bordo chegam ao fim do percurso, pousando na casa de praia intitulada de “Nosso Paraíso” em Cajueiro da Praia, onde todos foram recebidos pelos anfitriões William e Cleânia.
A animação foi de ponta a ponta. As cantigas acompanhadas ao som da viola, do karaokê e os recitais de poesias tornaram os amanheceres magníficos, esplêndidos, suntuosos, harmoniosos, leves... Enfim, os dias foram sublimes, e as noites, encantadoras.
Na manhã do sábado, 13 de julho, inicia-se o tour pelas praias cajueirense, e a primeira foi a de Barra Grande, famosa pela prática do Kitesurf, por ter as condições ideais para a realização desse esporte. O ponto de apoio na beira-mar foi no restaurante Bahamas, onde todos comem, bebem, mergulham no mar, praticam Slackline (equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos) e contemplam a beleza oceânica.
De volta ao “Nosso Paraíso”, o Sarau tem previsão para começar às 19h, e o compromisso é ninguém ficar de fora da reunião festiva. Chega a noite. Os Alerpianos, familiares e amigos, todos postos para cantar, recitar poesia e semear cultura. A festa literária adentra a noite sem hora para acabar.
Na manhã do domingo, dia 14, o passeio na circunscrição do município de Cajueiro da Praia começa pelo Cajueiro Rei, considerado o maior cajueiro do mundo, com 8.810 m². Símbolo da cidade, a árvore é protegida pela lei municipal nº 292, de 13 de maio de 2013.
Posteriormente à jornada ao megacajueiro, o próximo ponto de parada foi no restaurante La Orla, na praia de Barrinha que, depois de umas horas de permanência, o Sarau da temporada chega-se ao fim.
Chega a hora de dar um até breve ao “Nosso Paraíso”. Com as malas no bagageiro do veículo, às 15h03min o transporte coletivo faz o caminho de volta rumo à Cidade Modelo.
Os pontos de paradas ocorrem em Parnaíba, às 16h12min, em Piripiri, às 18h45min, em Capitão de Campos, às 19h26min, em Campo Maior, às 20h32min onde todos aproveitam para fazer a refeição da noite e, às 21h40min o itinerário recomeça até a próxima pausa em Elesbão Veloso, às 01h06min. O transcurso vai até a Praça Félix Pacheco, no centro de Picos, o mesmo ponto onde a caminhada começou a ser cronometrada. O passeio termina no dia 15 de julho, às 03h26min. O intervalo de tempo na volta teve a duração de 11 horas e 7 minutos de viagem.
No próximo Sarau, aconselho que todos continuem com a disposição de sempre e, caso for dada a permissão pelo senhor do universo a este aprendiz de misturar letras em palavras, como neste, a viagem ganhará vida.
Josselmo Batista Neres. Diário de uma Expedição à Beira-Mar. In: Sarau à Beira-Mar: Cajueiro da Praia, Picos, Clube de Autores, 2019, p. 53-55.
Comentar matéria
Seja o primeiro a comentar esta matéria!
Mais de: cronicas
“Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos.”...
Nascido em Picos, no sudeste piauiense, no sábado do dia 10 de agosto de 1935, Honorato Rosado da Silva era...
Nesses dias em que tenho permanecido dentro de casa por conta da ameaça real da Covid19 (doença...
Nos anos 80, algo inusitado aconteceu na região de Picos. Na BR-316, lá pros lados da cidade de...
No bem-aventurado município de Picos, fincado no sudeste piauiense, nasceu em setembro de 1933 o professor,...
Estamos no mês de maio e a mata, que a chuva vestiu de verde durante os meses de fevereiro, março e...
© 2024 - Academia de Letras da Região de Picos - ALERP - Fale Conosco