ALERP
ALERP
30/03/2020 20:58:54 | Por: josselmo Batista Neres | Visitas: 1860
Foto: arquivo da família
Nascido em Picos, no sudeste piauiense, no sábado do dia 10 de agosto de 1935, Honorato Rosado da Silva era filho de José Júlio Rosado e Maria Joana da Conceição, sendo o segundo filho do casal a nascer de um total de 11 proles, 5 homem e 6 mulheres.
Honorato Rosado da Silva era conhecido popularmente por todos como Norato. Ainda jovem, procurando o seu lugar ao sol, fez o percurso em direção às terras situadas às margens da Lagoa do Fidalgo, e passou a residir no Povoado Caldeirão, no município do centro-sul piauiense de São Miguel do Fidalgo (na época, a localidade pertencia à zona rural do município de São José do Peixe).
Em meio às características inerentes ao ser humano, o personagem supracitado abriu caminhos no horizonte da existência. Homem do campo, trabalhador, amigável, altruísta, rústico, lucido, sereno e recatado e de uma racionalidade ímpar, às vezes, pouco compreendido dentre os semelhantes.
Parafraseando conversas, comentários e impressões de descendentes e, fazendo a convenção para o ato escrito, o varão referenciado de autêntica originalidade, bebia muita cachaça, mas só ofendia a ele mesmo, se é que ofendia. Não degustava o líquido feito da cana-de-açúcar para ficar enjoando, era sossegado. Gostava de comer feijão com rapadura, e sempre dizia que era o alimento do homem para criar coragem para a labuta diária, não faltava de forma alguma o açúcar mascavo em forma de tijolo em sua casa.
– Tinha a mania de, em todo lugar aonde chegava, ficava de cócoras, mesmo estando em casa. Em tamborete, não sentava, ficava de cócoras em cima do pequeno assento e se fosse caminhando na estrada e encontrasse um amigo, colega, parente, ele só conversava com a pessoa na posição agachada, lembra o neto Rodrigo, ao ser indagado sobre o avô.
Honorato é uma personagem real na memória, e entre outros atributos da sua caminhada, é notável pela sua humildade, pela sua interpretação da vida e seus eventos, pela sua vivência entre os iguais, os feitos e causos. Constituiu matrimônio com Maria das Mercês do Espirito Santo, e da união do casal nasceram 6 filhos, sendo 4 homens e 2 mulheres.
No teatro da realidade social, como muitos que saíram do distrito de Picos, para desbravar o sertão interior adentro rumo à região do fidalgo, com o protagonista deste escrito não é diferente, ajudou na construção do alicerce, na edificação do desenvolvimento e faz parte da história que permeia a circunscrição do município fidalguense.
Uma certeza, se não a única, é que, quando a vela da vida é acesa, um dia ela se apagará. Compreendamos o sentido. A jornada continua. Honorato Rosado da Silva cumpriu o seu dever na terra e, em uma segunda-feira, no lugar Poções, zona rural do município de São Miguel do Fidalgo, no dia 12 de julho de 2004, com 68 anos, 11 meses e 2 dias de idade, Deus o chamou para perto de Si, para confiar-lhe uma nova missão.
Na elaboração desta breve narrativa, este literato teve a colaboração fundamental do neto do homem e cidadão supramencionado, o jovem acadêmico de Pedagogia, na Universidade Federal do Piauí – UFPI/CEAD (Polo Profª Concita Mendes, São José do Peixe-PI), Rodrigo Silva dos Santos. Por meio das palavras impressas, buscamos eternizar os fatos para que não se percam no espaço e no tempo e para que as futuras gerações tenham conhecimento e deem continuidade “à escrita da nossa própria história” e mantenham vivo o arquivo da existência.
JOSSELMO BATISTA NERES é bancário e escritor. Membro da Academia de Letras da Região de Picos - ALERP.
Comentar matéria
Belíssima biografia.????????❤️
Parabéns pela belíssima biografia. O senhor Norato merecia esta homenagem.
Parabéns pela belíssima biografia. O senhor Norato merecia esta homenagem.
Parabéns pela belíssima biografia. O senhor Norato merecia esta homenagem.
Uma boa biografia para relembrarmos deste nosso amigo e conterraneo.
Honorato Rosado da Silva, meu avô, quanta saudades, foi um homem batalhador, só resta vagas lembranças de seus ensinamentos que vou levar pra toda minha vida.
Linda história do seu avô meu bb, ele foi um guerreiro valente vc tem pra quem puxa, continua assim sendo esse cara especial e incrível q vc gosto muito de vc te adoro. Sua bb❤????♥
Meu avô quanta saudades eu sinto, das poucas lembranças que tenho a melhor está pra sempre no meu coração, que é a dele dando ensinamentos de como se tornar bons cidadãos a mim e aos meus primos, agora a sua história será eternizada para sempre por meio desse pequeno relado de sua vida, Honorato Rosado da Silva.
Mais de: cronicas
“Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos.”...
Nascido em Picos, no sudeste piauiense, no sábado do dia 10 de agosto de 1935, Honorato Rosado da Silva era...
Nesses dias em que tenho permanecido dentro de casa por conta da ameaça real da Covid19 (doença...
Nos anos 80, algo inusitado aconteceu na região de Picos. Na BR-316, lá pros lados da cidade de...
No bem-aventurado município de Picos, fincado no sudeste piauiense, nasceu em setembro de 1933 o professor,...
Estamos no mês de maio e a mata, que a chuva vestiu de verde durante os meses de fevereiro, março e...
© 2024 - Academia de Letras da Região de Picos - ALERP - Fale Conosco